O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quarta-feira (16) alianças do Brasil com países da América Latina. Lula se reuniu em Manaus com o presidente do Peru, Alan Garcia.
“Eu sinceramente não posso compreender como é que tanta gente que governou nossos países permitiu que ficássemos tão distantes e permitíssemos que nossas relações privilegiadas fossem com o norte e não com o sul”, disse o presidente. Segundo Lula, apesar dos países da América Latina não serem mais colonizados, ainda assim ficaram por muito tempo dependentes dos países desenvolvidos.
“Uma parte do nosso continente dependia da coroa espanhola e a outra da coroa portuguesa, mas mesmo fazendo 200 anos da independência ficamos dependentes do lado mais rico do continente, disse.
Durante o encontro com Alan Garcia, foi assinado, segundo o Itamaraty, o Acordo para Fornecimento de Energia Elétrica ao Peru e Exportação de Excedentes ao Brasil, que inicia o processo de interconexão das redes elétricas dos dois países. O objetivo é garantir segurança energética para Brasil e Peru.
O acordo, segundo a Presidência, estabelecerá regras gerais para a participação do Brasil em projetos hidrelétricos em território peruano, incluindo a exportação dos excedentes para o Brasil.
Os dois países também firmaram acordos de cooperação nas áreas de ordenamento territorial, gestão integrada de recursos hídricos, instalação de sistemas agroflorestais e implementação de centro de capacitação industrial.
G1
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
O concurso para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Capital…
A preservação da Amazônia e a proteção de terras indígenas têm dado fluxo a uma…
O prefeito Cícero Lucena cumpre extensa agenda em Brasília durante esta semana. Nesta quarta-feira (27),…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 3.212/2024…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…