O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, informou hoje que o presidente Lula fará uma reunião com todos os governadores no dia 27, na intenção de “estabelecer um fluxo”. As informações são do Valor Econômico.
“Num país federativo, é preciso que ações estejam alinhadas. Vamos discutir o fluxo das relações”, falou o ministro aos jornalistas.
Antes do encontro, Rui Costa e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, farão uma reunião preparatória, com consórcios regionais.
Um dos temas prioritários, segundo Costa, será a saúde pública. “É preciso que as ações estejam alinhadas e ganhem capilaridade com estados e municípios. Estamos há tantos anos sem ter essas reuniões, nós vamos ter um retorno de uma pactuação”, disse Rui Costa.
A orientação do presidente Lula, ele afirmou, é que os Estados já tragam os seus principais projetos para apresentar ao governo federal.
“Tem muitos governadores que não viveram quando a União se reunia com os governadores. Então não sabem como funciona”, disse, no Planalto.