O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depôs na Justiça Federal de São Paulo na manhã desta sexta-feira (7). Ele é testemunha de defesa da senadora Gleisi Hoffmann, no processo em que ela é ré na Lava Jato.
O depoimento estava marcado para começar 9h30. Lula foi o primeiro de três pessoas a prestar depoimento, segundo a assessoria do Fórum. O ex-presidente estava acompanhado do advogado Cristiano Zanin. Ele depôs por cerca de meia hora e saiu por volta de 10h, sem falar com a imprensa.
Após Lula, quem depôs foi Ivo Correa, assessor especial de Gleisi quando ela chefiava o Ministério da Casa Civil. Beto Vasconcelos, ex-secretário da Casa Civil, que seria ouvido na sequência, foi dispensado. As testemunhas deixaram o fórum à 10h20. Os depoismentos foram colhidos pelo juiz Ricardo Rashid, designado pelo ministro Edson fachin, relator da Lava Jato.
Gleisi, o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Krugler, ligado ao casal, respondem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo o processo no Supremo Tribunal Federal, Gleisi recebeu R$ 1 milhão desviados do esquema de corrupção na Petrobras para campanha eleitoral dela ao Senado em 2010.
Ainda segundo a PGR, os recursos foram liberados pelo ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, cujo objetivo seria obter apoio político de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo para se manter no cargo.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil; Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Reprodução/TV Globo
G1
Um dos principais charmes do Brasileirão é o fato de ele ser o campeonato nacional…
Quando pensamos em jogos, é possível imaginar várias coisas: esportes, jogos de tabuleiros, videogames e,…
Em primeiro lugar, a vitória do partido Republicano foi devastadora! Trump ganhou no número absoluto…
Os resultados finais dos três editais étnicos criados pelo Governo da Paraíba, por meio da…
Na noite de ontem (5), um crime com características de execução foi registrado próximo a…
A Polícia Civil de Guarabira, no Brejo paraibano, investiga o caso de um suposto abuso…