Categorias: Política

Lula diz que Brasil não pode pagar em dinheiro dívida com negros

PUBLICIDADE

m seu programa de rádio Café com o Presidente desta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a importância do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado no dia 20 de julho, é garantir que, a partir de agora, não exista nenhuma diferença entre negros e brancos no Brasil. Para Lula, o país tem uma dívida enorme com o continente africano, que nunca poderá ser paga com dinheiro, mas com solidariedade.

De acordo com o presidente, a aprovação do estatuto, transformado em lei, vem reforçar aquilo que já era previsto na Constituição de 1988, ou seja, “fazer do Brasil uma República efetivamente democrática, em que todos, sem distinção, sejam tratados em igualdade de condições”.

Lula disse que o projeto demorou mais de dez anos para ser aprovado no Congresso Nacional. “A sabedoria do movimento e o aprendizado que nós tivemos nesses últimos anos, um trabalho muito forte do ministro Eloi [Eloi Ferreira de Araújo, ministro da Igualdade Racial] fez com que a gente construísse uma proposta única, que foi aprovada na Câmara e no Senado”.

O presidente lembrou, no programa, que o Brasil praticou a escravidão por 380 anos. “O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão. Acho que nós temos uma dívida enorme com o continente africano, com o povo africano, é uma dívida que a gente nunca vai poder pagar em dinheiro, a gente vai poder pagar com solidariedade, ajuda humanitária, ajuda ao desenvolvimento, ajuda no conhecimento científico e tecnológico”, disse.

Universidade Luso Afro Brasileira

Lula também falou da lei que ele sancionou, junto com o estatuto, que cria a Universidade Luso Afro Brasileira, a ser construída em Redenção, no Ceará. “É uma universidade que nós pretendemos que ela tenha por volta de 10 mil alunos, 5 mil alunos africanos e 5 mil alunos brasileiros.”

De acordo com Lula, no início a lei está aprovada para atender alunos dos países africanos de língua portuguesa. “Essa universidade é para a gente formar profissionais e fazer uma espécie de pagamento de tributos que nós temos com o continente africano.”

Lula lembrou que já havia sido criada a Universidade da América Latina, que vai atender estudantes latino-americanos, com currículo e professores latino-americanos, para contar a história da América Latina.

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025

Auxílio Moradia: Beneficiários têm até sexta-feira para atualizar cadastro

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), alerta aos…

14 de janeiro de 2025