Categorias: Política

Lula e Dilma não reconhecem potencial da PB

PUBLICIDADE

Indiferença: falta de reconhecimento do potencial eleitoral da Paraíba é um dos motivos de Lula e Dilma Rousseff não visitarem à Paraíba nesta campanha

O que representa eleitoralmente para um candidato à Presidência de um país com cerca de 190 milhões de habitantes, um território com pouco mais de 3,5 milhões? Para quase 300 internautas, absolutamente nada. A triste constatação foi percebida com o resultado da última enquete lançada pelo portal PB Agora, que questionou: “Qual a razão de Lula e Dilma não virem à PB nesta campanha eleitoral?”.

Segundo 30,36% dos participantes (296 votos), o presidente e sua candidata não incluíram o Estado em sua agenda de campanha por não reconhecerem seu potencial eleitoral.

Apesar do expressivo resultado, não foi essa a grande razão escolhida pelos internautas. Para 43,90% (428 votos), o motivo da negativa dos dois líderes trabalhistas seria apenas para evitar constrangimento com o PSB, partido que, apesar de não está aliado ao PT na Paraíba, está com ele em âmbito nacional, apoiando a candidatura de Dilma Rousseff.

Outro constrangimento que o presidente Lula poderia estar tentando evitar seria o do contexto histórico. Mesmo que a aproximação com o candidato peemedebista José Maranhão (com que participou do movimento da Constituinte, quando ainda eram deputados federais) justifique a aliança, vir à Paraíba para fazer campanha contra Ricardo Coutinho (ex-filiado e militante do PT desde sua fundação) não seria muito agradável.

Na sequência, mais uma opção que caracterizaria a indiferença dos petistas teve destaque na consulta. Em 3º lugar, com 10,97% dos votos (107), ficou a razão “por não achar necessária a visita”.

Estratégia

Logo atrás, um resultado um tanto quanto intrigante: apenas 8,72% (85 votos) acreditaram na posição democrática dos políticos ao decidirem não virem à Paraíba para não influenciar no pleito (ou mesmo “tirar o corpo fora” da esquentada disputa entre os dois grupos políticos).

Descrença

Outra constatação interessante foi perceber que a minoria dos internautas acredita na desculpa da falta de espaço na agenda como real motivo da ausência de Lula e Dilma em solo paraibano, justificativa tão propagada pelo presidente estadual da legenda na Paraíba, o deputado e candidato a vice-governador Rodrigo Soares.

Parece mesmo que o esforço do dirigente não surtiu efeito: apenas 6,05% (59 votos) dos internautas acreditaram na desculpa.

 

Luis Alberto Guedes

PB Agora
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Wilson Santiago endossa apoio do Republicanos a possível candidatura de Galdino ao Governo em 2026: “Grande nome”

O deputado federal Wilson Santiago, do Republicanos, afirmou, em entrevista essa semana, que seu partido…

5 de novembro de 2024

João Azevêdo nomeia Anna Carla Lopes para vaga de desembargadora do TJPB pelo Quinto Constitucional

O governador João Azevêdo anunciou, na noite desta terça-feira (5), a nomeação da advogada Anna…

5 de novembro de 2024

Bancada do PSB anuncia apoio à candidatura do deputado Hugo Motta para presidência da Câmara em 2025

A Bancada do PSB anunciou, nesta terça-feira (5), apoio à candidatura do deputado Hugo Motta…

5 de novembro de 2024

Governador João Azevêdo sai de férias e vice Lucas Ribeiro assume Governo da Paraíba já a partir da próxima quinta-feira

Após a intensidade da agenda na campanha eleitoral, o governador João Azevêdo (PSB) entrará em…

5 de novembro de 2024

Pequenos negócios geram mais de 2,5 mil empregos em setembro na Paraíba

Setores de serviço, comércio e construção foram os que mais ofertaram novas vagas, de acordo…

5 de novembro de 2024

Cícero Lucena acompanha mudança das famílias beneficiadas com imóveis do Edifício Nações Unidas em JP

As 39 famílias residentes no edifício Nações Unidas, no Centro de João Pessoa, estão recebendo…

5 de novembro de 2024