O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da cerimônia de posse de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos. O Brasil será representado pela embaixadora Maria Luiza Viotti, que ocupa o cargo de representante oficial do governo brasileiro em Washington.
Nos Estados Unidos, é tradição que a posse presidencial não conte com a presença de chefes de Estado estrangeiros, sendo representações diplomáticas realizadas por embaixadores. No entanto, exceções podem ocorrer, caso o presidente eleito decida convidar líderes de outros países.
Neste contexto, o jornal argentino La Nación informou que o presidente da Argentina, Javier Milei, estará presente na posse de Trump, marcando uma rara participação de um chefe de Estado em um evento que tradicionalmente conta apenas com representantes diplomáticos.
Até o momento, não há previsão de uma conversa por telefone entre Lula e Trump. A ausência do presidente brasileiro reflete o protocolo habitual, mas também ocorre em um cenário de relações diplomáticas que requerem ajustes entre os dois países após a vitória de Trump nas eleições americanas.
PB Agora
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) solicitou ontem (13), que as quatro agências…
Em apenas três dias, os empreendedores que estão participando do Salão do Artesanato Paraibano já…
Alerta laranja. Chuvas intensas e ventos fortes. O Nordeste segue sob alerta de fortes chuvas.…
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) agendou para o dia 4 de…
O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, avaliou o desempenho…
Uma ação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP)…