Uma decisão tomada por maioria dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou, ontem (03), todos os vereadores e os respectivos suplentes eleitos pelo PSD e PP para Câmara Municipal de Boqueirão, no Agreste paraibano.
Segundo a decisão tal medida foi tomada pela maioria por fraude, com voto de minerva da presidente da Corte, desembargadora Fátima Bezerra Maranhão, à cota de gênero nas Eleições 2020. A Corte ainda determinou que sejam realizadas novas eleições na cidade e, por prudência, a pedido de Fátima Bezerra Maranhão, que os condenados sejam mantidos no cargo até que seja realizado pleito suplementar.
Porém a presidente do TRE-PB Fátima Bezerra ponderou que a decisão não se trata de uma revisão do entendimento da Corte em relação à fraude à cota de gênero, mas necessária para não comprometer o funcionamento do legislativo municipal. “Nosso Tribunal repudia à burla à cota de gênero”. No entanto, “resolvemos ponderar sobre qualquer discordância e achamos mais prudente, nesse caso, manter os vereadores até que os novos sejam diplomados”, disse a magistrada.
A presidente também explicou que a decisão de manter os vereadores foi tomada, também, devido a divergência entre os membros da Corte sobre o assunto. O placar de 3 x 3 foi desempatado por ela. Em situação similar, em Monte Horebe, todos os vereadores foram afastados, mesmo com o prejuízo da continuidade dos trabalhos, até que fosse realizada a eleição suplementar.
Foram atingidos oito dos 11 vereadores da Casa, já que nas eleições municipais passadas, os vereadores eleitos foram todos do PSD (5), PP (3) e PTB (3). São eles: Josinaldo Porto (PSD), Teta (PSD), Fábio Rodrigues (PSD), Lito Durval (PSD), Paulo César (PSD), Mikael Leal (PP), Tácio (PP) e Luciano LGA (PP).
Da Redação
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…