Mais de 3 milhões de paraibanos irão às urnas para eleger 223 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores

PUBLICIDADE

Mais de 3 milhões de paraibanos neste domingo vão comparecer às urnas neste domingo (06), para de forma livre e democrática, eleger os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 223 municípios do Estado. A Paraíba representa 2,06% do eleitorado nacional, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Apenas Campina Grande e João Pessoa, os dois maiores colégios eleitorais paraibanos, terão a possibilidade de ter segundo turno, caso a votação não ultrapasse os 50% dos votos válidos.

Ao todo, 3.225.826 eleitores estão aptos a votar na Paraíba. Desse total, 18, 09%, ou 559.205 estão concentrados na Capital do estado.

Em toda a Paraíba, funcionarão no domingo 1.733 locais de votação. Os maiores números são em João Pessoa, onde os eleitores estarão distribuídos em 209 locais, e Campina Grande, com 122.

Serão disponibilizadas quatro seções eleitorais para que os 115 presos provisórios ou jovens internos aptos a votar. As seções estão localizadas uma em João Pessoa, uma em Campina Grande, uma em Santa Rita e outra em Coremas.

A Paraíba conta, com mais de 2.280 candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições deste domingo. Para o pleito, foram convocados 37.264 pessoas para atuar como mesários distribuídos nas 9.602 seções paraibanas.

Seis municípios da Paraíba contam com um único candidato na disputa pelo executivo municipal. As cidades são Junco do Seridó, Ouro Velho, Poço Dantas, Santa Cruz, São José do Sabugi e São João do Tigre. Dessa maneira, em tese, um único voto válido é suficiente para que a eleição do candidato único seja aprovada.

A perspectiva do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), é que até as 20h, apenas três horas após o fechamento das urnas, a apuração dos votos na Paraíba, tenha sido concluída, e os paraibanos já tenham conhecimento dos novos prefeitos, vice -prefeitos e vereadores eleitos.
Em todo o Brasil, 103 municípios, de um total de 5.569 cidades que participarão das eleições municipais deste ano, poderão ter o segundo turno de votações para prefeitura, caso nenhum candidato tenha sido eleito para o cargo por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

VÍDEO: Incêndio destrói veículos da Secretaria de Transporte de Cabedelo

Um incêndio foi registrado no final da tarde deste sábado (5) na Secretaria de Transportes…

5 de outubro de 2024

Presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias prevê Eleições seguras e deseja sorte a candidatos

A desembargadora Agamenilde Dias, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desejou sorte aos…

5 de outubro de 2024

Presidente do TSE conclama eleitores a comparecerem às urnas

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, conclamou nesta quinta-feira (3) os…

5 de outubro de 2024

A partir das 22h deste sábado, candidatos não podem mais distribuir material de campanha e nem realizar atos políticos públicos

Os candidatos a prefeito em todo o país, assim como, aqueles que disputam vagas nas…

5 de outubro de 2024

Confira as mudanças da Semob no transito de João Pessoa para as eleições

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) de João Pessoa divulgou ontem (03),o esquema de trânsito…

5 de outubro de 2024

VÍDEO: candidato a prefeito de Pombal, Galego da Gavel, se envolve em confusão e troca agressões físicas com eleitores

O candidato a prefeito de Pombal, Galego da Gavel, aparece em um vídeo durante uma…

5 de outubro de 2024