Os paraibanos estão mais interessados em participar diretamente da democracia por meio do voto nessas eleições. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, mais de três milhões de eleitores estão aptos para votar nas eleições de 2022, um número inédito na história do tribunal e não é só isso, segundo o secretário de Tecnologia do TRE-PB, José Cassimiro, 10,6% desse total não têm a obrigatoriedade de votar. São pessoas acima de 70 anos ou adolescentes entre 16 e 17 anos. São cerca de 327,3 mil títulos de eleitor regulares para essas eleições.
Para Cassimiro, houve um aumento na procura pela regularização do título e na preocupação dos eleitores acima de 70 anos para não ter o documento cancelado. “Devido às fake news de que os eleitores acima de 70 anos teriam seus títulos automaticamente cancelados, recebemos muitas ligações de eleitores preocupados, perguntando se era verdade e querendo regularizar o título”, disse, destacando ainda que é possível que a evasão de eleitores seja menor do que a vista em 2020.
“Não é possível que eles enfrentaram filas, esperaram no aplicativo e realizaram todo o procedimento de regularização do título para decidirem não votar. Teremos um recorde no número de votantes nessa faixa”, afirmou o técnico do TRE-PB.
Da Redação