O resultado das eleições do último domingo promoveu um levante na cidade Esperança- PB e principalmente na internet resultou numa grande manifestação pelas ruas do município e contou com mais de seis mil pessoas na tarde desta última terça-feira (9).
Intitulado “Deixa o Povo Votar”, levou as pessoas a protestaram com faixas, cartazes e os rostos pintados nas cores da bandeira municipal contra a forma que a justiça eleitoral do município de Esperança conduziu as eleições de 2012.
O protesto teve concentração na Praça da Cultura e aos gritos de “Fora Ditador e Justiça preste Atenção, Esperança quer novas eleições” seguiu até o Fórum Dr. Samuel Duarte, onde os manifestantes permaneceram por duas horas reivindicando um novo pleito eleitoral.
Entenda o Caso
O motivo da manifestação solicitando Novas Eleições partiu da decisão do TSE em cassar o registro de candidatura no último sábado (6) do então prefeito Nóbson Pedro de Almeida, que concorria à reeleição, tal feito gerou uma confusão na cidade, como também na cabeça dos eleitores.
Poucas horas depois, o então deputado Arnaldo Monteiro Costa também renunciara a eleição tendo em vista a acusação de captação ilícita de sufrágio zona periférica da cidade e que poderia impugnar também a sua candidatura.
Sem saída, os dois candidatos apresentaram de última hora Nilber Almeida para concorrer pelo (PSB) e Anderson Monteiro para concorrer pelo (PSC).
O Dia da eleição e a confusão
Na manhã no domingo (7), foi veiculada uma mensagem da Justiça Eleitoral assinada pela Juíza Lua Yamaoka Mariz Maia em carros de som e nas rádios Ban FM e Rádio Cidade Esperança AM. Na mensagem, estava a explicação da mudança na chapa dos dois candidatos a prefeito.
Segundo o advogado Alípio Bezerra a mensagem assinada pela juíza da 19ª zona eleitoral, veiculada nos carros de som e rádios causou dúvidas na população de Esperança. “Muita gente ficou sem saber se realmente os votos para Nilber seriam válidos” afirmou o advogado.
No final da mensagem, item 06 havia a seguinte redação: “Caso não haja deferimento do registro final de candidatura do Sr. Nilber Almeida, os votos dirigidos a este candidato serão invalidados, ou seja, nulos. Esse teria sido o ponto de maior repercussão no município de Esperança. Somente à tarde, uma nova gravação foi veiculada nas rádios com uma nova redação. Nessa gravação não havia a informação desse item.” Entretanto, acreditasse que 70% dos eleitores já havia ido às urnas escolher o seu candidato.
Redação com Assessoria
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…
Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…
O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…
Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…