Categorias: Política

Mais um deputado usa verba para beneficiar posto de parente

PUBLICIDADE

 Novamente o portal Congresso em Foco, trouxe na manhã desta terça-feira (13) uma denuncia onde destaca que o deputado Beto Rosado (PP-RN) teria usado posto de um tio para abastecer veículos de seu escritório no Estado com recursos oriundos da cota parlamentar. Em novembro de 2015, o mesmo portal denunciou que o deputado Wellington Roberto (PR-PB) abasteceu veículos particulares, utilizando recursos públicos da verba indenizatória de seu gabinete, no Posto de Combustível Shopping Ltda-ME, empresa que tem como sócios José Edvan Roberto e Carla Germana L. B. Roberto, irmão e cunhada do deputado.

A vedação está em dispositivo do Ato da Mesa 43/2009 que proíbe ao deputado ser ressarcido com dinheiro da verba indenizatória por despesas contraídas em estabelecimentos comerciais em que ele ou parente seu de até terceiro grau faça parte do quadro societário. O posto Laser é de propriedade de Carlos Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e seu filho, respectivamente tio e primo do deputado Beto Rosado – mas Carlos é seu parente de quarto grau, alega o parlamentar potiguar.

O deputado do RN reconhece o fato de que tem um parente seu que era beneficiado, por meio da utilização de sua verba indenizatória, com dinheiro público. “O gabinete não tinha conhecimento de que o pai do proprietário e administrador do referido posto, Carlos Gerônimo Dix-sept Rosado Maia, possuía alguma participação societária”, acrescenta Beto Rosado, que está em seu primeiro mandato.

O deputado já havia sido ouvido com antecedência pelo Congresso em Foco, antes da publicação da reportagem, quando disse desconhecer os abastecimentos feitos por seu escritório parlamentar. Na ocasião, ele já havia dito estar ciente da regra que impede o ressarcimento de despesas efetuadas em empresas de parentes, e que o seu “gabinete está desautorizado a abastecer veículos por meio da cota parlamentar no posto Laser”.

Caso semelhante na PB – Wellington Roberto (PR-PB) abasteceu veículos particulares, utilizando recursos públicos da verba indenizatória de seu gabinete, no Posto de Combustível Shopping Ltda-ME, empresa que tem como sócios José Edvan Roberto e Carla Germana L. B. Roberto, irmão e cunhada do deputado. Ao todo, o dinheiro do contribuinte cobriu R$ 189.196,80 gastos pelo parlamentar entre outubro de 2009 e junho de 2015, apenas para que ele enchesse o tanque de carros que servem ao seu escritório parlamentar no município paraibano de Campina Grande.

Redação com Congresso em Foco

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Resultados do 2º Turno em JP e CG devem ser divulgados até às 19h do domingo, avalia TRE-PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)avalia que os resultados do 2º turno das eleições…

23 de outubro de 2024

Citado como opção, Cícero evita futurologia sobre eleições 2026 e reforça foco em João Pessoa: “Meu projeto é cuidar da cidade”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), descartou, por enquanto, qualquer intenção de disputar…

23 de outubro de 2024

Mídia nacional destaca elogio de Arthur Lira a Hugo Motta, mas presidente da Câmara não fala em sucessão

Em reportagem do jornal Correio Braziliense de ontem (22), foi destacado em um evento do…

23 de outubro de 2024

João comemora crescimento de Jhony na reta final da campanha e projeta vitória: “População dará a resposta nas urnas”

Na reta final da campanha eleitoral, o governador João Azevêdo (PSB) expressou otimismo com o…

23 de outubro de 2024

Eleições: João Pessoa manterá ônibus gratuito e todas as linhas em circulação no próximo domingo

Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições 2024, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana…

23 de outubro de 2024

Secretário destaca importância da Calçada da Fama para reconhecer ídolos do esporte paraibano

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (SEJEL), Lindolfo Pires, afirmou…

23 de outubro de 2024