O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, que preside o diretório municipal do PMDB na Capital se posicionou contrário a proposta de ‘lista fechada’ apresentada no Congresso como item da Reforma Política. Para o vice-prefeito, o país possui muitos partidos compostas de pessoas que se posicionam como proprietárias das siglas, o que prejudica este tipo de eleição.
Manoel Júnior destacou que na Reforma Política é mais importante que se dê importância ao povo e o povo é quem deve escolher os seus representantes. “Eu sou contra a lista fechada. Em um Brasil tem um pluripartidarismo desorganizado, em que as pessoas são praticamente donas dos partidos, essas listas fechadas seriam ‘cartorializadas’, explicou.
O presidente do PMDB em João Pessoal se opôs inclusive ao atual modelo proporcional de votação no legislativo. Manoel Júnior defendeu que o mais votado seja eleito. “Os mais votados devem ser eleitos. Se há 12 vagas para deputados federais, então que sejam dos 12 deputados mais votados”, argumentou.
PB Agora