A Paraíba o tempo todo  |

Maranhão comenta apagão: "Prova que sistemas elétricos continuam funcionando de forma deficiente"

O senador José Maranhão (MDB) comentou o 'apagão' que atingiu as regiões Norte e Nordeste do Brasil no final da tarde desta quarta-feira (21). Municípios de ao menos 13 estados enfrentaram a queda de energia. Também houve registro de falta de energia em São Paulo e Minas Gerais.

Para o senador José Maranhão, com a tecnologia disponível nos dias de hoje, colapso como este não deveria ocorrer no país. O senador acredita que este tipo de falha é a prova de que o sistema elétrico no país continua deficiente. "Esse apagão é uma prova de que os sistemas elétricos do Norte e do Nordeste continuam funcionando de forma deficiente. Foi a operação? Foram os equipamentos? O que foi enfim? Eu entendo que em um mundo dominado pelas tecnologias modernas não era pra isso acontecer", avaliou o senador.

Maranhão ressaltou ainda ser de extrema importância que os sistema elétricos do Brasil venham a funcionar de forma eficiente, já que 'apagões' como este prejudicam, além da população, o funcionamento de hospitais e de indústrias. "Quantos hospitais deixaram de ter os seus sistemas funcionando? Quantas fábricas que não podem interromper o funcionamento contínuo de sua aparelhagem não foram prejudicadas?", questionou.

O senador recomendou que o Governo Federal se cerque de tecnologias adequadas e, acima de tudo, de técnicos competentes. 

O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma "perda de carga" causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

Na Paraíba a energia só voltou a ser normalizada após às 19h.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe