Categorias: Política

Maranhão é considerado inelegível por aprovar “PEC 300”

PUBLICIDADE

O ex-governador José Maranhão, pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2014,  poderá ter problemas com a Justiça Eleitoral quando for tirar o registro de candidatura.

O motivo é um parecer assinado nesta quinta-feira pelo Procurador Regional Eleitoral, Rodolfo Alves Silva, que sugere inelegibilidade do ex-governador por abuso do poder político nas eleições de 2010.

 

A ação, movida pela coligação encabeçada pelo PSB do então candidato Ricardo Coutinho, acusava Maranhão de abuso do poder político por adotar medidas administrativas em plena eleição com fins eleitoreiros, entre elas a sanção de leis estaduais reajustando o salário dos policiais civis e militares, a chamada PEC 300.

 

Na época, Maranhão chegou a enviar as duas leis para Assembleia Legislativa em pleno segundo turno das eleições. Presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Marcelo (PEN), então governador em exercício, se recusou a sancionar as leis com medo exatamente de cometer um ato eleitoralmente ilícito. Pelo parecer do MPE, Marcelo tomou uma decisão correta. E sugere que os governantes imponham limites quando de seus processo de reeleição. A tese do tudo pode não é aceita pela Justiça Eleitoral. Além da PEC 300, que sugeria benefício a milhares de policiais, o MPE também entendeu abuso do poder político ao reajuste concedido por Maranhão aos defensores públicos.

 

 

No parecer, o procurador afasta a punição ao candidato a vice-governador Rodrigo Soares, alegando que, então deputado, o petista não tinha como se responsabilizar por atos do Poder Executivo. O parecer foi encaminhado para o juiz Tércio Chaves, relator da AIJE e corregedor-geral do Tribunal Regional Eleitoral. A ação é conduzida pelo advogado Edward Jonhson Abrantes.

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

24 horas após crime, polícia prende autor de tentativa de homicídio em Santa Luzia

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Santa Luzia, em ação conjunta…

15 de janeiro de 2025

Hamas aceita proposta de cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) informou, nesta quarta-feira (15), que aceitou a proposta de…

15 de janeiro de 2025

Paraíba é destaque internacional na Revista Value in Health especializada em economia da saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde…

15 de janeiro de 2025

Incêndio no Mercado Central de JP gera nuvem de fumaça densa e mobiliza Corpo de Bombeiros

Um incêndio de médias proporções atingiu barracas da conhecida 'Feira do Milho', situada dentro do…

15 de janeiro de 2025

Citado por João como possível sucessor no Governo, Lucas Ribeiro agradece à confiança do governador: “Muito gratificante”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…

15 de janeiro de 2025

Luciano Cartaxo se afasta da disputa pela presidência do PT da Paraíba e cobra fim da “guerra interna” dentro do partido

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…

15 de janeiro de 2025