Analistas duvidam que PMDB repetirá desempenho de 2006, mas creditam a Zé Maranhão chance da sigla garantir 2º lugar; PSDB lidera ranking nacional
Em matéria publicada na manhã desta terça-feira (7), o portal Congresso em Foco fez uma projeção negativa para o PMDB este ano. Segundo acreditam analistas políticos, dificilmente a sigla conseguirá eleger o mesmo número de governadores que conseguiu no pleito passado. Por outro lado, destacam a Paraíba como um dos poucos Estados que podem garantir número para a legenda, com a possível vitória de José Maranhão.
Pelas perspectivas levantadas, apenas os Estados do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio de Janeiro (esse último com eleição quase garantida para o partido), vivem situação similar à vivida no cenário eleitoral paraibano. Na últimas eleições, a sigla elegeu 7 governadores (onseguindo o 8º com a cassação de Cássio Cunha Lima (PSDB) e consequente subida de José Maranhão)
Ainda segundo análise do portal, ascensão significativa deverá ter o PSB de Ricardo Coutinho. Além de já praticamente confirmar as reeleições de Eduardo Campos em Pernambuco e de Cid Gomes no Ceará, os socialistas lideram em outros dois estados: Alagoas, onde Ronaldo Lessa passou Fernando Collor, do PTB, e Espírito Santo.
Ranking Nacional
Com base nas últimas pesquisas divulgadas, se as eleições terminassem hoje, o ranking dos eleitos por partido ficaria assim:
PSDB – 7 (Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí ,Roraima, São Paulo)
PMDB – 6 (Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Tocantins)
PT – 5 (Acre, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Sergipe)
PSB – 4 (Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco)
PP – 1 (Santa Catarina)
PPS – 1 (Rondônia)
DEM – 1 (Rio Grande do Norte)
PMN – 1 (Amazonas)
PTB – 1 (Amapá)
Situação X Oposição
Analisando um panorama nacional, a disputa entre petistas e tucanos terminaria assim:
Aliados de Dilma – 17
Aliados de Serra – 10
PB agora
com Congresso em Foco