A iminência de uma terceira onda de casos de Covid-19 na Paraíba tem se tornado cada dia mais possível, sobretudo por conta da mudança comportamental da população do interior do estado, que tem ignorado o uso da máscara, da higienização das mãos, aliado aos registros de aglomeração. Para explicar os motivos do mais recente decreto estadual que ampliou as restrições de mobilidade urbana, fruto do aumento de casos na Paraíba, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, detalhou o aumento do fator ‘R’
“A Paraíba, 14 dias atrás [no fim do mês passado], apresentava um R, que é o índice de duplicação viral, de 0,98. Hoje, temos um R de 1,01. Isto é, 100 pessoas contaminadas contaminam mais 101 paraibanos”, disse Geraldo Medeiros.
O secretário fez ainda o seguinte alerta: “Poderemos ter um incremento nos meses de junho e julho de casos novos confirmados e de mortes”, destacando que o governo já alertava há quatro semanas sobre esta possibilidade de uma terceira onda. “Nos municípios pequenos quase ninguém usa máscara e nos municípios maiores também há comportamentos de risco. Uma parcela substancial da sociedade continua sem entender que o novo coronavírus tem a característica de alta propagação”, comentou.
Redação