A Paraíba o tempo todo  |

Mesmo com crise, maior sonho de presidente da ALPB será concretizado em estado vizinho

Após ser forçado a desistir por conta de impasses junto a bancada governista e a órgãos de fiscalização como o TCE (Tribunal de Contas do Estado), a construção de uma nova sede do Poder Legislativo, maior sonho do atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba Adriano Galdino (PSB) será concretizada por um vizinho: pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco Guilherme Uchoa (PDT) que foi reconduzido para o sexto mandato e garantiu que entregará a obra no início do próximo ano.

Durante entrevista a imprense pernambucana, Guilherme Uchoa reafirmou os prazos de inauguração dos novos prédios do plenário, que receberá o nome do ex-governador Miguel Arraes, em 15 de março e do edifício Nilo Coelho, do administrativo, em abril. Uchoa adiantou que há um projeto de restaurar o prédio Joaquim Nabuco, onde funciona o plenário hoje, usando recursos da Lei Rouanet, transformando o local em museu.

Questionado se pretende disputar um sétimo mandato na presidência, respondeu: “Quem tem 69 anos de idade, meu filho, o futuro dele é hoje.”

A OBRA: Os edifícios se chamarão João Negromonte, em homenagem ao ex-primeiro-secretário da Alepe, morto em 2008. Além disso, uma cápsula do tempo foi enterrada, guardando documentos, jornais, dentre outros objetos atuais, para serem abertos daqui a 20 anos. Na obra, serão gastos R$ 36,3 milhões. A nova sede será também na rua da União, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Em uma das novas estruturas funcionará o plenário, três plenarinhos, auditório, estacionamento e um salão de festas com capacidade para 200 pessoas. Na outra, que terá seis andares, ficarão os gabinetes dos deputados, presidência e primeira secretaria. Após a inauguração dos dois novos prédios, no então Anexo I, funcionará a área administrativa da Casa, enquanto que o Palácio Joaquim Nabuco estará aberto para visitação pública e será utilizado apenas em ocasiões especiais.

FUTURA GESTÃO: O futuro presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia Filho (PSB) descartou a possibilidade de transferência da sede do Poder Legislativo para a Avenida Epitácio Pessoa no local onde era instalado o Paraiban.De acordo com o socialista, a crise financeira é intensa e não comporta esse tipo de discussão. Gervásio reconhece que são necessárias mudanças na estrutura da AL, sobretudo, na ampliação do estacionamento, mas não há previsão para reformas na Casa.

“A transferência da sede da Assembleia Legislativa está descartada neste momento. Apesar de reconhecer a necessidade de mudanças na estrutura, não há previsão de reforma. O trânsito e o funcionamento do plenário são dois grandes problemas. A estrutura é precária, mas estamos vivendo um crise muito forte. Vamos avaliar e ver a possibilidade de alguma mudança”, frisou.

 

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe