Às vésperas do pleito, mídia nacional alerta sobre situação dos candidatos barrados pelo Ficha Limpa e volta a citar Cássio entre os pendurados
O G1 listou candidatos que estão com situação indefinida após terem a candidatura questionada com base na lei da Ficha Limpa. A maioria dos candidatos questiona a aplicação da regra nesta eleição.
A lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho, proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada mesmo que o processo ainda não tenha chegado ao fim, além de ter tornado mais rígidas as normas para inelegibilidade.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), havia no tribunal, na semana passada, 171 processos que questionavam a aplicação da Lei da Ficha Limpa.
Após o TSE ter decidido favoravelmente à aplicação imediata da lei nesta eleição, o caso chegou ao Supremo por meio de um recurso do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz. Houve empate na votação e impasse sobre critério de desempate. Roriz desistiu da candidatura e o recurso foi extinto.
Situação de Cássio:
Perdeu o mandato de governador após ser condenado por abuso de poder econômico. TRE indeferiu o pedido com base na Ficha Limpa. Ele recorreu ao TSE e ainda aguarda julgamento.
Justificativa de Cássio
A defesa do ex-governador alega que a lei não poderia vigorar nesta eleição porque mudanças no processo eleitoral só podem entrar em vigor um ano antes da eleição. A lei foi sancionada em julho.
Clique aqui e acesse quem são os pendurados
PB Agora
$(function(){ $("#busca-padrao").buscaPadrao({"produto":"g1","suggest_ligado":true,"msgProduto":""}); });