A Paraíba o tempo todo  |

Mídia nacional aponta encolhimento do PSDB e cita CMJP como uma das Casas Legislativas em que a sigla perdeu representação

Dois anos após um desempenho eleitoral considerado desafiador, o PSDB se deparou, durante a janela partidária, com uma série de desfiliações de vereadores em todo o país, trazendo o encolhimento da legenda em algumas das principais cidades brasileiras ou até a extinção da representatividade do partido em algumas Câmaras Municipais.

Com o encerramento do prazo para a janela partidária, a sigla se viu sem representantes em 12 das 26 capitais do Brasil, incluindo grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, segundo levantamento de O Globo.

Em João Pessoa, capital da Paraíba, o PSDB perdeu seu único vereador, Dr. Luís Flávio, que migrou para o Avante, contribuindo para o esvaziamento da legenda em importantes cenários políticos.

Além disso o PSDB também ficou sem representatividade este ano em cidades como São Luís (MA), Recife (PE) e Florianópolis (SC). O saldo resulta em uma diminuição de 11 cadeiras nos legislativos municipais das capitais, considerando tanto as perdas quanto os ganhos.

Em algumas localidades, como Fortaleza (CE), o partido perdeu a maioria de seus vereadores eleitos.

Um dos cenários mais impactantes ocorreu em São Paulo, onde o PSDB, que historicamente detinha forte influência na Câmara Municipal, enfrentou uma série de desfiliações após a Executiva provisória do partido rejeitar o apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Dos oito vereadores tucanos, sete pediram desfiliação.

A exceção foi Carlos Bezerra Júnior, que se desvinculou da Secretaria Municipal de Assistência Social e está previsto para reassumir o mandato na próxima semana. No entanto, dada sua aliança com Nunes, é esperado que também solicite desfiliação.

Ainda conforme O Globo, o PSDB ainda avalia se lançará candidatura própria à prefeitura de São Paulo ou se apoiará Tabata Amaral, pré-candidata do PSB. O recente ingresso do apresentador José Luiz Datena no partido adicionou um elemento de especulação a essa equação.

Apesar das baixas, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, argumenta que a sigla cresceu recentemente, atraindo novos membros e recuperando antigos quadros importantes em diversos estados.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe