Mídia nacional aponta encolhimento do PSDB e cita CMJP como uma das Casas Legislativas em que a sigla perdeu representação

PUBLICIDADE

Dois anos após um desempenho eleitoral considerado desafiador, o PSDB se deparou, durante a janela partidária, com uma série de desfiliações de vereadores em todo o país, trazendo o encolhimento da legenda em algumas das principais cidades brasileiras ou até a extinção da representatividade do partido em algumas Câmaras Municipais.

Com o encerramento do prazo para a janela partidária, a sigla se viu sem representantes em 12 das 26 capitais do Brasil, incluindo grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, segundo levantamento de O Globo.

Em João Pessoa, capital da Paraíba, o PSDB perdeu seu único vereador, Dr. Luís Flávio, que migrou para o Avante, contribuindo para o esvaziamento da legenda em importantes cenários políticos.

Além disso o PSDB também ficou sem representatividade este ano em cidades como São Luís (MA), Recife (PE) e Florianópolis (SC). O saldo resulta em uma diminuição de 11 cadeiras nos legislativos municipais das capitais, considerando tanto as perdas quanto os ganhos.

Em algumas localidades, como Fortaleza (CE), o partido perdeu a maioria de seus vereadores eleitos.

Um dos cenários mais impactantes ocorreu em São Paulo, onde o PSDB, que historicamente detinha forte influência na Câmara Municipal, enfrentou uma série de desfiliações após a Executiva provisória do partido rejeitar o apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Dos oito vereadores tucanos, sete pediram desfiliação.

A exceção foi Carlos Bezerra Júnior, que se desvinculou da Secretaria Municipal de Assistência Social e está previsto para reassumir o mandato na próxima semana. No entanto, dada sua aliança com Nunes, é esperado que também solicite desfiliação.

Ainda conforme O Globo, o PSDB ainda avalia se lançará candidatura própria à prefeitura de São Paulo ou se apoiará Tabata Amaral, pré-candidata do PSB. O recente ingresso do apresentador José Luiz Datena no partido adicionou um elemento de especulação a essa equação.

Apesar das baixas, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, argumenta que a sigla cresceu recentemente, atraindo novos membros e recuperando antigos quadros importantes em diversos estados.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024