Neste ano, a Câmara Federal testemunhou um significativo aumento no número de viagens oficiais realizadas por deputados federais, totalizando 380 deslocamentos. Esse número representa um aumento impressionante de quase quatro vezes em comparação a 2022, quando houve 105 missões oficiais. O atual cenário marca o maior registro desde 2019, ano em que foram autorizadas 522 viagens.
Dentre os parlamentares que mais se destacaram nessas viagens pagas com recursospúblicos, o deputado Danilo Forte, do Ceará, lidera a lista, realizando 11 viagens, incluindo destinos internacionais como Barcelona e Tel Aviv. Logo em seguida, o paraibano Romero Rodrigues desponta como o segundo parlamentar mais viajado, acumulando sete deslocamentos ao longo do ano.
Ao ser questionado pelo jornal O Globo, Romero Rodrigues justificou suas viagens, afirmando: “Fiz viagens exclusivamente dentro do país, representando a comissão. Tudo foi aprovado pelos membros, com convite extensivo à participação democrática de todos” disse.
Romero éo atual presidente dacomissão de Turismo.
De acordo com a Câmara os deslocamentos devem servir ao cumprimento de missões inerentes ao mandato parlamentar.
O número elevado de viagens oficiais, com valor de passagens muitas vezes exorbitante levanta questionamentos sobre a gestão e transparência no uso de recursos públicos destinados a essas atividades. O debate sobre a pertinência e a eficácia dessas missões também ganha destaque, à medida que os números revelam um aumento expressivo nas atividades de deslocamento dos deputados federais em comparação aos anos anteriores.
PB Agora