A mídia nacional, deu destaque nesta terça-feira (10), ao empenho dos três poderes (executivo, judiciário e legislativo) em demostrar que a democracia está viva e altiva, mesmo diante doa ataques golpistas a sede dos três poderes brasileiros, ocorridas no último domingo (08), em Brasília. Em matéria de hoje do jornal Correio Brasiliense, foi salientado que além dos governadores e representantes dos 27 estados brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu ontem (9/1) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente em exercício do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) para reunião. Ambos presidentes dos poderes legislativos fizeram pronunciamentos durante a reunião convocada por Lula, onde condenaram os atos golpistas. No seu pronunciamento, o paraibano Veneziano Vital do Rêgo salientou que, nesta terça-feira (10/1), os senadores irão se reunir “mesmo sem portas, mesmo em meio aos destroços”.
“O Senado Federal estará amanhã se reunindo, mesmo sem portas, mesmo em meio aos destroços, vamos estar nos reunindo para debatermos e deliberarmos, como hoje à noite já o fará a Câmara dos Deputados”, disse. “Independente de qualquer questão de posicionamento, que é fundamental e importante para que a democracia se enriqueça nas contradições e contestações, todas as senhoras e senhores senadores foram uníssonas ao reagir aos atos perpetrados durante tarde e noite ontem, não por cidadãos. Absolutamente não por cidadãos, porque esses não exercem a plena cidadania”, disse Veneziano. Veja detalhes da reunião de Veneziano com Lula e os governadores:
Ver essa foto no Instagram
Na sua fala Lira destacou o ataque aos símbolos da democracia, e lamentou o ocorrido. “Todo país, toda democracia, vive de símbolos. Os símbolos ontem sofreram um ataque terrível”, disse. “As instituições não pararão, a casa do povo está unida em defesa de medidas duras para esse pequeno grupo radical que hostilizou as instituições e tentou deixar a democracia de cócoras ontem no Brasil. Não tem o nosso apoio, não terá o apoio da Casa do Povo, e não terá o apoio das instituições que cuidam e prezam pela democracia”, frisou.
Na sua fala Lula disse: “Hoje, fizemos uma reunião com os 27 governadores, que vieram prestar solidariedade ao Brasil e à democracia. Nós não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos. Muito obrigado.” Confira o post:
Ver essa foto no Instagram
Da Redação