A Paraíba o tempo todo  |
João Pessoa, 3 de Abril de 2025

Mídia nacional diz que PL da Anistia será primeiro teste do governo Lula contra a oposição na gestão Hugo Motta

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A discussão do projeto da anistia a golpistas do 8 de janeiro de 2023 será o primeiro teste do governo Lula contra a oposição na gestão do novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O Palácio do Planalto quer barrar a votação da proposta, que também beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas a oposição pressiona Hugo Motta a pautar a votação de um requerimento de urgência para o texto.

Há uma guerra de narrativas sobre a viabilidade do projeto neste momento.

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), diz ter hoje o apoio de 309 deputados para aprovar a proposta. O grupo conta conta com a repercussão do caso da cabeleireira Debora dos Santos, que ganhou prisão domiciliar na semana passada.

Já o líder do PT, deputado Lindbergh Farias, diz que o governo tem o apoio de todos os partidos da base aliada para barrar o projeto.

O tema será discutido nesta terça-feira (1º), na primeira reunião de líderes da Câmara após Hugo Motta retornar da viagem que fez à Ásia na comitiva de Lula.

O líder do PL diz ter hoje a assinatura de quatro líderes em favor do requerimento de urgência para votação do projeto da anistia e diz ter a promessa de outros cinco.

Hugo Motta tem dito que não quer ficar levando projetos diretamente para o plenário – e prefere que eles sejam primeiro debatidos e aprovados nas comissões.

Uma saída negociada entre os dois lados seria acertar uma redução de penas para os condenados do 8 de janeiro de 2023.

Redação com G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe
       
      Aponte a camera ou cliqueAponte a camera ou clique