O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), primeiro-vice-presidente do Senado, que estava no cargo de presidente da Casa no dia 8 de janeiro de 2023, foi destaque nos documentários lançados pela Folha de São Paulo denominado “Anatomia de um Ataque Golpista”, assim também com o vídeo produzido pela Rede Globo de Televisão, via GloboNews, em ambos a condução do senador em defesa da democracia brasileira foi destaque.
Veja a participação de Veneziano no documentário da Folha:
Confira a participação de Veneziano no documentário da GloboNews:
Ato solene nesta segunda em Brasília- Veneziano já confirmou participação no ato alusivo à tentativa de derrubada da democracia, que está sendo planejado pelo Palácio do Planalto, na pessoa do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (08/01). A solenidade está marcada para 15h, no Senado. Na ocasião, ocorrerá a entrega simbólica da réplica da Constituição Federal que foi levada da Corte por vândalos.
O vice-presidente do Senado, comentou a importância o ato denominado “Democracia Inabalada”, que marca 1 ano dos atos antidemocráticos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes e tentaram derrubar nossa democracia. Veneziano, que estava na presidência interina do Congresso Nacional no dia dos ataques antidemocráticos, destaca a importância de não deixar essa passagem da história recente do Brasil cair no esquecimento. Veneziano também lembra que recentemente o Senado Federal fez uma exposição com 50 registros fotográficos de 21 profissionais do Senado e da mídia externa, que registraram os sérios danos a estrutura da sede dos três poderes e a tentativa de derrubada da nossa democracia.
Parlamentares internacionais elogiam atuação de Veneziano diante dos atos antidemocráticos – O Senador também destaca ainda que recentemente recebeu, em Brasília, uma comitiva de parlamentares do Reino Unido que atuam no âmbito da União Interparlamentar – UIP, onde durante a reunião, os parlamentares internacionais lembraram o lamentável episódio do dia 8 de janeiro, e disseram ter acompanhado com a devida atenção os fatos ocorridos e elogiaram a atuação e a tomada de providências imediatas de Veneziano, à época presidindo o Congresso Nacional. Participaram da reunião os seguintes parlamentares: Holly Sloan, Fabian Hamilton, Karen Bradley, Jason McCartney, Kim Johnson, Mark Pawsey e Rosalind Scott, além de assessores e membros das embaixadas dos dois países.
“É preciso não esquecer atos antidemocráticos, como esses para que nunca mais se repitam na história do nosso País”, disse vice-presidente do Senado, ao atender o convite de Lula e confirmar presença no ato alusivo.
O ato marca 1 ano do 8 de janeiro, dia em que militantes favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depedraram as sedes dos três poderes em Brasília, em protesto contra a vitória do atual presidente Lula.
Redação
Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…
Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…
Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…