A imprensa nacional por meio da conhecida ‘Revista Oeste’, repercutiu na noite de ontem matéria onde aborda o caso os nove vereadores de Pirpirituba, cidade de 9,3 mil habitantes no interior da Paraíba, terão de fazer o teste do bafômetro antes de participar das sessões. O requerimento, de autoria do presidente da Câmara, o vereador João Carlos Castro Simões, conhecido como Carlinhos Simões (PSDB), foi aprovado na última quinta-feira 19.
Segundo a matéria a justificativa do requerimento, lido em plenário, a exigência de teste de bafômetro dos vereadores é uma resposta a “apelos da sociedade e das redes sociais como forma de disciplinar e coibir o acesso de vereadores com sintomas de ingerência de álcool etílico e embriaguez”.
O texto do presidente da Câmara da cidade paraibana também afirma que a intenção da medida é “proporcionar tranquilidade durante a realização das sessões e maior segurança aos vereadores e ao povo que comparece aos debates na Casa”.
De acordo com o Jornal da Paraíba, em outra ocasião, Simões relatou a agressão de um colega vereador contra uma funcionária da Casa. Esse parlamentar estaria alcoolizado na sessão, o que motivou o requerimento. “O vereador tem que respeitar a Casa e os funcionários”, declarou o presidente da Casa naquela ocasião.
Já na quinta-feira 19, depois da leitura do requerimento na Câmara da cidade da Paraíba, não houve manifestações dos vereadores, que aprovaram o requerimento por unanimidade. O requerimento aprovado será encaminhado ao prefeito de Pirpirituba para que providencie a instalação do bafômetro na entrada da Câmara Municipal.
Redação