Mídia nacional traz que Lula ofertou a paraibano o Ministério da Pequena Empresa, mas que Republicanos quer pasta do PSB

PUBLICIDADE

Segundo matéria do portal O Globo, da semana passada, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a oferecer o futuro Ministério da Micro e Pequena Empresa para o Republicanos, na tentativa de manter Portos e Aeroportos com o ministro Márcio França, do PSB. Segundo a matéria, o Republicanos que tem como líder na Câmara o deputado paraibano Hugo Motta, teve confirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sentido da gestão recriar a pasta, durante o programa semanal nas redes sociais “Conversa com o Presidente”.

Ainda de acordo com a matéria o ministério foi oferecido ao líder da bancada, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e ao ex-líder e indicado da legenda para se tornar ministro, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). A oferta aconteceu na noite desta segunda-feira (28), pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em nome de Lula.

Embora a oferta da pasta, ainda a ser criada, já tenha sido feita anteriormente ao Republicanos, Lula avalizou que fosse retomada a conversa, com novos argumentos. Primeiro, de que o presidente já formalizaria nesta terça-feira a decisão de recriar a pasta, materializando o novo ministério. Em segundo lugar, o partido foi informado de que Lula pretende investir na nova pasta, garantir um orçamento atrativo, porque milhões de brasileiros desejam empreender.

Mesmo assim, os ministros ouviram dos porta-vozes do Republicanos que o partido não tem interesse no ministério. O argumento é de que a direção nacional da sigla – presidida pelo deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) – já sinalizou aos dirigentes partidários de todos os Estados que o partido deve ficar com a pasta hoje chefiada por França.

Na sexta-feira (18), quando se reuniu com Márcio França, Lula ouviu do aliado que ele gostaria de permanecer no comando da pasta, até porque um dos focos de interesse é o Porto de Santos, seu reduto político. Com a mudança, a área vai para o maior adversário político de França, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No programa “Conversa com o Presidente”, que foi ao ar na manhã da última terça-feira, Lula disse que está propondo a “criação do Ministério da Pequena Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”. Ele justificou que “tem gente que prefere trabalhar em casa, que prefere trabalhar na rua, que prefere abrir uma salinha para produzir alguma coisa e vender”.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024