Categorias: Política

Mídias Sociais colocam Lula em dificuldades crescentes

PUBLICIDADE

O Governo Federal optou por um modelo de comunicação baseado em 70% de mídia tradicional e 30% de mídias sociais. No entanto, a estratégia parece ter falhado: a mídia convencional, frequentemente sustentada por recursos públicos e interesses econômicos, tem dificuldades em oferecer uma visão real e precisa do que acontece nos bastidores da administração pública.

Por outro lado, as mídias sociais, compostas por jornalistas independentes, YouTubers e donos de portais, oferecem uma maior liberdade de expressão, dando voz a quem muitas vezes é ignorado pela mídia tradicional. Muitos desses influenciadores conseguem se sustentar pela força de seus canais e pela publicidade independente.

A grande maioria dessa mídia social é produzida por um público jovem, que busca estar em sintonia com as inovações e as emoções do momento. Nomes como Nicolas Ferreira e outros influenciadores são claros exemplos dessa nova forma de comunicação. Como bem observou um jornalista recentemente: “Erros e a falta de visão para o futuro do governo demonstram que não podemos esperar muito de um terceiro mandato de Lula” (Diego Schelp).

A pesquisa mais recente do Instituto Datafolha, divulgada na semana passada, trouxe resultados alarmantes para o governo Lula, colocando-o em uma posição difícil. Fiquei surpreso, pois a mídia tradicional, normalmente mais complacente, também se viu forçada a reconhecer as falhas da administração federal. Na verdade, alguns líderes de grandes partidos que ainda apoiam o governo já começaram a demonstrar sinais de cansaço, embora continuem a usufruir dos recursos do Estado, que lhes são extremamente vantajosos.

Até o momento, a gestão de Lula tem sido marcada por uma série de falhas, sem resultados concretos para mostrar ao povo. Com apenas 20 meses restantes de governo, torna-se cada vez mais difícil para Lula e sua equipe reconquistar a confiança da população brasileira. A pesquisa do Datafolha foi um verdadeiro “tsunami” para o governo, e as mídias sociais, contrárias ao governo, agora estão armadas com um vasto arsenal de críticas. Lula perdeu apoio em todas as camadas sociais, e o mais surpreendente é que até o Nordeste, sua base eleitoral tradicional, começa a demonstrar sinais de insatisfação.

O futuro de Lula e sua administração está cada vez mais incerto. Será que ele conseguirá reverter essa situação nos próximos meses? O tempo dirá. No entanto, a verdade é que o governo agora clama por um milagre. E esse milagre precisa acontecer até dezembro. Caso contrário, o PT e seus aliados terão que se preparar para uma possível despedida. O que virá a seguir, ninguém sabe… Por isso, nos resta clamar: Deus salve o Brasil.

Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
@elcionunes (Instagram)

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sine Municipal de Campina Grande oferece 746 vagas de emprego por meio de empresas parceiras

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…

29 de dezembro de 2025

“Veio para somar” diz Wallber Virgolino sobre apoio de Efraim Filho nas eleições suplementares em Cabedelo

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Cabedelo, Walber Virgolino (PL), comentou o cenário…

29 de dezembro de 2025

Apartamento da desembargadora Fátima Bezerra é alvo de furto milionário em JP

O apartamento da desembargadora Fátima Bezerra, localizado no bairro do Altiplano, em João Pessoa, foi…

29 de dezembro de 2025

Tentativa de assalto termina com bombeiro militar e suspeito mortos em Sapé

Uma tentativa de assalto resultou na morte de um bombeiro militar e de um suspeito,…

29 de dezembro de 2025

Corpo de homem desaparecido é encontrado em área de mangue na Ilha do Bispo

O Corpo de Bombeiros da Paraíba localizou, nesse domingo (28), o corpo de um homem…

29 de dezembro de 2025

Sine-JP abre segunda-feira e terça-feira com mais de 800 vagas de emprego

Terminar o ano com trabalho novo é possível. Basta ir ao Sistema Nacional de Emprego…

29 de dezembro de 2025