Categorias: Política

Minc admite que foi enquadrado por Lula

PUBLICIDADE

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) admitiu nesta quinta-feira que foi “enquadrado” pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por criticar outros ministros. Minc disse que não vai deixar o governo, mas reconheceu que o presidente lhe pediu para “tomar mais cuidado” com os colegas de ministério.

“Ele [Lula] disse: ‘Minc, você briga, faz as pazes. Briga com o cara da soja, faz as pazes. Briga com o Maggi, faz. Eu prefiro assim. Eu sei o que vai, o que não vai, as coisas estão andando, o desmatamento está caindo. Só peço para você tomar mais cuidado na questão pública em relação aos outros ministros'”, afirmou ao relatar as palavras de Lula.

Minc disse que, como “ministro obediente” ao chefe, não vai fazer mais polêmicas públicas com os colegas. “Quanto aos princípios ideológicos, as minhas convicções, eu manterei e ficarei até o fim, desde que mantendo naturalmente os meus princípios, o que é muito mais importante do que ficar no governo”, disse.

O ministro vai se reunir nesta tarde com o presidente Lula, mas disse que o encontro não tem relação com a sua permanência no cargo. Amanhã, o ministro vai viajar ao lado do presidente para assinar a criação de áreas de conservação ambiental.

Na semana passada, Minc reclamou a Lula dos ministros Reinhold Stephanes (Agricultura) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos). Além de fazer críticas aos colegas a Lula, Minc tratou publicamente da questão –o que irritou o presidente.

Minc chegou a afirmar que os ministros pegavam suas “machadinhas” para ir ao Congresso “esquartejar” a lei ambiental. Mas minimizou as críticas nesta quinta-feira ao afirmar que o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) consideram que o meio ambiente “deixou de ser problema” no governo.

Ruralistas

Além do impasse com os colegas de governo, Minc também discutiu publicamente com parlamentares que integram bancada ruralista, ligada aos agricultores. O ministro chamou os parlamentares de “vigaristas” de cima de um carro de som, ao participar de marcha ao lado de trabalhadores rurais.

A senadora Katia Abreu (DEM-TO) protocolou denúncia contra Minc na PGR (Procuradoria Geral da República) por crime de responsabilidade e pediu a demissão do ministro à Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Minc minimizou o impasse com os ruralistas. “Fiz acordos com a soja, do agronegócio, fiz acordos com a cana, fiz acordos com o governador [Blairo] Maggi [Mato Grosso]. Ora, se fiz acordo com a soja, com a cana e com o governador Maggi, por que eu não posso fazer com a senadora Kátia Abreu, que é muito mais bonita, muito mais simpática e muito mais articulada? É uma questão de tempo”, disse.

O ministro reconheceu que se “excedeu” ao participar da marcha, mas disse que os “excessos foram ainda maiores do outro lado” –em referência aos ruralistas. “É claro que no momento da briga, eu no carro da Contag me excedi. Aqui no Parlamento pediram meu pescoço, mas pelo que me consta ele ainda está no mesmo lugar e provavelmente vai ficar até o fim do governo Lula, então nós temos que nos entender. Queremos o bem do Brasil. Se entender não significa exceder.”

Minc disse que vai procurar a senadora na semana que vem para tentar “acertar os ponteiros” após a discussão pública.

 

 

 

Folha

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Carnaval da Paz 2025 deve garantir ocupação de 90% da rede hoteleira de CG e reunir mais de 200 mil pessoas

Tradição há anos em Campina Grande, o Carnaval da Paz 2025 mais uma vez deve…

22 de janeiro de 2025

Bell Marques, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Léo Santana e Natan: prefeito Cícero Lucena apresenta programação do Folia de Rua 2025

Vai ter folia nos quatro cantos de João Pessoa nas prévias, Folia de Rua e…

22 de janeiro de 2025

Abastecimento de água será suspenso em municípios do Agreste paraibano nesta quinta-feira; saiba quais

Na tarde desta quarta-feira (22), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou…

22 de janeiro de 2025

Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 20 cidades paraibanas; saiba quais

Na tarde desta quarta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas…

22 de janeiro de 2025

Menor preço do gás de cozinha é encontrado a R$ 100 com entrega inclusa em João Pessoa

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) realizou uma pesquisa sobre os preços…

22 de janeiro de 2025

Em João Pessoa, Vigilância Ambiental inicia ações para controle de pombos

A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou…

22 de janeiro de 2025