No final da tarde desta quarta-feira (28), o Ministério Público Eleitoral da Paraíba (MPE-PB) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) o indeferimento da candidatura de Chico Mendes, que disputa a Prefeitura de Cajazeiras.
De acordo com o MPE, a candidatura configuraria um terceiro mandato consecutivo, algo que Constituição Federal não permite. O órgão destaca que Chico Mendes foi eleito (2017 a 2020) e reeleito (2021 a 2022) prefeito de São José de Piranhas. Em 2022, o gestor se desincompatibilizou para concorrer a deputado estadual, cargo que ocupa atualmente.
Desta forma, o MPE entende que Mendes já exerceu dois mandatos (prefeito/deputado) consecutivo e agora busca um terceiro mandato ao disputar o Poder Executivo do Cajazeiras.
Para a Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba, mesmo que Chico Mendes busque disputar o cargo de prefeito em outro município (Cajazeiras), a iniciativa se caracteriza como uma tentativa de perpetuação no poder.
O parecer do MPE tomou por base decisões já adotadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O pedido feito pelo MPE tem como relator o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva e ainda não tem data para ser julgado pelo TRE-PB.
PB Agora
com informações da Rádio Arapuan FM e do site Hermes de Luna
Uma jovem de 24 anos, identificada como Amanda dos Santos Barbosa, morreu na madrugada desta…
Uma oficina mecânica foi completamente destruída por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (18), em…
Na noite deste domingo (17), uma tragédia marcou a festa de emancipação política de Nova…
As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) acontecem nesta terça-feira…
Na noite de ontem (17), uma torre de som desabou enquanto a banda Cavaleiros do…
O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…