O ministro da Saúde, Arthur Chiori, cumpre agenda na Paraíba na próxima terça-feira, 9, onde participa da abertura do congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Além do ministro, já confirmaram presenças diversas autoridades, a exemplo do governador Ricardo Coutinho (PSB), do presidente da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Joaquín Molina e do presidente do Conselho Nacional de Secretaria Municipais de Saúde (CONASEMS), Fernando Monti. Na oportunidade RC relembrará ao ministro que a PB tem dois hospitais em construção que necessitam do apoio do Governo Federal.
O Congresso é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) que promove também a 1ª Mostra Norte/Nordeste de Experiências na Atenção Básica dentro da mesma programação. O evento acontecerá em João Pessoa, de 09 a 12 de junho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. As inscrições pelo site já foram encerradas, mas os interessados que ainda queiram participar podem se inscrever no local.
O ministro da Saúde participa da solenidade oficial de abertura do evento, que acontecerá n no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. Na oportunidade o governador Ricardo Coutinho detalhará que o hospital de Oncologia em Patos (quase pronto) e o Hospital de Trauma Metropolitano, necessitam de apoio do Governo Federal para seu pleno funcionamento.
Ao total foram disponibilizadas 3 mil vagas para secretários, profissionais e estudantes da área de saúde, mas o evento já conta com 2 mil inscritos, que durante quatro dias, estarão reunidos, para debater as práticas de Gestão do SUS, Governança Regional, Política de Atenção Básica, Fundações Estatais na Área de Saúde, dentre outros. Será contemplado ainda, o tema da XV Conferência Nacional de Saúde: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas”.
O poeta paraibano Jessier Quirino será uma das atrações culturais que irá se apresentar durante cerimônia de abertura do evento. Jessier é hoje um dos nomes mais festejados no meio artístico nacional e um grande representante da cultura popular nordestina. O poeta tem chamado a atenção do público e da crítica, principalmente pela presença de palco e pelo lirismo poético à poesia matuta, impregnada de humor, neologismos, sarcasmo, amor e musicalidade.
Com o tema “Equidade na Gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais”, o Congresso será um espaço de debate com a finalidade de ampliar o entendimento das equipes gestoras do SUS sobre as políticas públicas, com foco no enfrentamento das desigualdades regionais, e defender vigorosamente os princípios basilares dessa política inscritos na Constituição Federal, mostrando a saúde como direito de cidadania.
Redação
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Santa Luzia, em ação conjunta…
O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) informou, nesta quarta-feira (15), que aceitou a proposta de…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde…
Um incêndio de médias proporções atingiu barracas da conhecida 'Feira do Milho', situada dentro do…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…