Categorias: Política

Ministros do TSE enterram possibilidade de adiar horário eleitoral

PUBLICIDADE

 Mesmo se houver um pedido unânime dos partidos para adiar o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV em função da morte do ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmam, em caráter reservado, que seria praticamente impossível atender à demanda. De acordo com ministros ouvidos pelo iG, uma alteração da grade comprometeria o processo eleitoral como um todo.

Na última quinta-feira (14), o presidente do TSE, Dias Toffoli, negou pedido do candidato do PV à Presidência da República, Eduardo Jorge, de adiamento do horário eleitoral. Na decisão, Toffoli afirmou que “em que pese a relevância das razões apresentadas, não há como postergar o início da propaganda gratuita, pois a matéria é estabelecida pela legislação eleitoral e não por ato de vontade da Justiça Eleitoral”.

Apesar disso, o presidente do TSE afirmou a jornalistas que, teoricamente, poderia ocorrer um adiamento do horário eleitoral caso houvesse um pedido de todos os partidos com candidatos à Presidência da República. Mas, mesmo assim, Toffoli sinalizou que um pedido do gênero deveria passar pelo crivo dos demais ministros. “Eu falo em tese e sem saber o posicionamento do colegiado”, afirmou Toffoli.

No entanto, mesmo diante dessa possibilidade, os demais integrantes do TSE classificam a possibilidade de adiar o horário eleitoral como improvável ou mesmo “praticamente impossível”. Segundo o próprio presidente do TSE e demais ministros, o adiamento do horário eleitoral implicaria, necessariamente, na diminuição do período eleitoral na TV. Isso porque, as eleições não poderiam ser adiadas já que a data de sua realização é estabelecida pela Constituição Federal. Na prática, com um adiamento, os partidos teriam três dias a menos de propaganda em rádio e TV.

Além disso, os ministros ponderam que deve ser considerado também o espaço destinado para os candidatos ao governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Câmaras Estaduais ou Distrital. Eles também poderiam ser afetados com isso já que o tempo destinado à propaganda eleitoral é dividido entre todas as candidaturas e não é destinado a apenas à Presidência da República.

De acordo com a Lei das Eleições, o primeiro dia de propaganda será destinado aos candidatos à Presidência da República e aos candidatos a deputado federal. Segundo um ministro ouvido pelo iG “não se pode sacrificar uma eleição inteira em função de um candidato, por mais nobres e justas que sejam as intenções”.

Ainda segundo ministros ouvidos de forma reservada pela reportagem, caso o PSB não lance um candidato até a próxima segunda-feira (18), existe a possibilidade do horário ser destinado ao partido, mas sem a exibição de um programa eleitoral. Nestes casos, é exibida uma tela azul com a frase “horário destinado ao PSB pela Justiça Eleitoral”.

 

IG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pondo a casa em ordem!

Com a posse de Donald Trump na Casa Branca, assumindo novamente o lugar de Joe…

21 de janeiro de 2025

Disputa pelo comando do PT da Paraíba já conta com três pré-candidatos; confira o perfil de cada um

A sucessão na presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba já conta com…

21 de janeiro de 2025

Cantora paraibana Roberta Miranda relembra infância pobre em João Pessoa: “Comia muro para matar a fome”

A cantora paraibana Roberta Miranda, conhecida como “A Rainha da Música Sertaneja”, emocionou o público…

21 de janeiro de 2025

João Azevêdo anuncia resultado do concurso da Cagepa para esta quarta-feira e a contratação imediata de 80 aprovados

Na tarde desta terça-feira (21), o governador da Paraíba, João Azevedo, anunciou que será divulgado…

21 de janeiro de 2025

Motoristas de ônibus da Capital rejeitam proposta de 3% de reajuste salarial e decidem entrar em greve 

Após reunião realizada na tarde desta terça-feira (21), os motoristas de ônibus de João Pessoa…

21 de janeiro de 2025

Ao assumir Secretaria na PMCG, Ronaldo Neto garante fortalecer políticas públicas com igualdade para todos os esportes

O secretário Ronaldo Cunha Lima Neto, nomeado recentemente pelo prefeito Bruno Cunha Lima, para comandar…

21 de janeiro de 2025