A Paraíba o tempo todo  |

Missão da OEA desembarca na Paraíba e outros 14 estados para monitoramento das eleições 2022

Durou cerca de dez minutos a visita da chefe da missão da OEA, Laura Chinchilla, a um dos locais de votação em Brasília. A comitiva busca observar o funcionamento das urnas, a organização do processo eleitoral e o acesso dos eleitores.

A Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Brasil, chefiada pelo ex-chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, iniciou sua implantação diante das eleições gerais de 2 de outubro.

Integrada por 55 especialistas e observadores de 17 nacionalidades, a Missão estará presente em 15 estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo) e Distrito Federal. Além disso, no dia da eleição, observará a votação em 3 cidades estrangeiras (Porto, Miami e Washington, DC). A equipe da Missão conta com especialistas que irão monitorar os aspectos chave em matéria de tecnologia e organização eleitoral, votação no exterior, justiça eleitoral, financiamento político, campanhas e liberdade de expressão, participação política de mulheres, participação de grupos indígenas e afrodescendentes e violência eleitoral.

Nos próximos dias, tanto o Chefe de Missão quanto os demais membros da MOE/OEA se reunirão com autoridades eleitorais e governamentais, líderes políticos, observadores nacionais e outros representantes da sociedade civil para receber diferentes apreciações sobre as eleições. Esses encontros, somados à observação direta e à análise dos regulamentos, permitirão à Missão realizar uma análise integral sobre esse processo.

Esta é a terceira ocasião em que a OEA envia uma Missão para observar os processos eleitorais no Brasil. Após as eleições, a Missão apresentará um relatório preliminar com suas observações e recomendações, a fim de contribuir para o fortalecimento dos processos eleitorais no Brasil.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe