Na noite de quarta-feira (29), um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma cobra, aparentemente uma jiboia, sendo carregada por moradores do bairro do Roger, em João Pessoa. De acordo com relatos, o réptil foi encontrado dentro de uma casa na região, atraindo a atenção dos vizinhos.
No vídeo, a serpente, que parece medir cerca de dois metros, está viva. Um dos homens a levanta e a exibe para as outras pessoas presentes. O vídeo termina antes de revelar o desfecho do incidente.
O Batalhão Ambiental orienta a população a sempre buscar ajuda profissional em situações semelhantes. A polícia deve ser acionada e, sob nenhuma circunstância, deve-se tentar capturar o animal por conta própria. O resgate de animais pode ser solicitado 24 horas por dia através do número 190.
Além disso, é importante não matar esses animais. De acordo com a legislação, matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, constitui um crime ambiental.
As penas para esse tipo de crime variam de multas, que vão de um a 40 salários mínimos por animal, até prisão em casos extremos. Penalmente, o crime é previsto pelo artigo 32 da Lei nº 9.605, com alterações pela Lei nº 14.064/2020, que estipula pena de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de guarda de animais.
PB Agora