Morreu, no início da tarde desta quarta-feira (21), aos 87 anos, o ex-prefeito de João Pessoa, Oswaldo Trigueiro do Valle. Ainda não há detalhes sobre o motivo do falecimento. Um dos fundadores do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), ele foi prefeito da capital entre os anos de 1983 e 1986 e também atuou na administração de outros órgãos públicos do estado da Paraíba.
Natural de Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana da capital, é filho de Demétrio Bezerra do Valle e Anna Trigueiro do Valle. Em seu casamento com Lia Trindade do Valle, teve três filhos: Anna Margarida, Mônica e Oswaldo Filho, que atualmente é desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
O ex-prefeito de João Pessoa tinha bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais e mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1967). Também cursou Microeconomia pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC) e Ciências Políticas pela Fundação Getúlio Vargas.
Na vida pública, além de prefeito de João Pessoa, exerceu o cargo de Secretário de Administração do Estado; Secretário substituto do Planejamento e Coordenação Geral do Estado da Paraíba; Presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPEP); Superintendente da Caixa de Crédito da Pesca.
Já na área da educação, também foi professor de Teoria de Administração da UFPB, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), assessor especial da FGV e docente de Administração do Curso de Mestrado da Universidade Federal de Pernambuco e da Fundação Regional do Nordeste (FURNE-Campina Grande). Também foi professor-diretor da Faculdade de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).
Oswaldo é o segundo ex-gestor da Capital a falecer neste mês de dezembro. No último dia 05 o ex-prefeito de João Pessoa Hermano Augusto de Almeida, faleceu aos 96 anos, em Natal, no Rio Grande do Norte. A causa da morte não foi divulgada.
Hermano Augusto de Almeida administrou João Pessoa de março de 1975 a março de 1979. Sobrinho do ex-ministro José Américo de Almeida, Hermano Almeida era engenheiro civil e foi nomeado para a prefeitura da capital no período da Ditadura Militar, pelo então governador Ivan Bichara Sobreira.