O Ministério Público que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) ofereceu representação contra o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), por modificar o orçamento de 2017 sem autorização da Câmara Municipal, o que é vedado pela Constituição Federal. Caso semelhante fez com que a presidente Dilma Roussef (PT) sofresse impeachment pelas pedaladas fiscais que teriam sido praticadas em seu governo.
A representação, assinada pelo procurador-geral do MP Luciano Andrade Farias e pelo subprocurador-geral Bradson Tibério Camelo, acusa Cartaxo de editar o decreto 8.903 de 16 de janeiro de 2017 e abrir crédito suplementar no valor de R$ 3,8 milhões, anulando dotações orçamentárias de órgãos e programas diferentes, contrariando a Constituição Federal.
"A modificação orçamentária utilizou a técnica do estorno de verba travestida da aparência de abertura de crédito suplementar", diz o MP em sua representação. Segundo o órgão, o prefeito violou o artigo 167, inciso VI, da Constituição Federal, que proíbe a "transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa".
O caso está com o conselheiro Nominando Diniz, relator das contas de 2017 do município de João Pessoa.
Os fatos foram informados ao Ministério Público pelos vereadores Bruno Farias (PPS) e Leo Bezerra (PSB), respectivamente ex-líder e atual líder da bancada de oposição.
Apesar de afirmar que cabe um pedido de impeachment contra Luciano Cartaxo, Bruno adiantou que a bancada de oposição ainda irá se reunir até o fim do mês para decidir se realmente protocola o processo.
Na representação, o MP pede que, após notificação do Poder Executivo, seja aplicada multa pela ilegalidade, que o processo seja reunido com as contas anuais e que sejam remetidas as informações para que sejam tomadas as providências necessárias nas outras esferas.
Redação com ClickPB
Foto: Alessandro Potter
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), afirmou nesta terça-feira (22) que a escolha…
O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas-PB) comemorou os resultados de um estudo realizado pela Universidade…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que irá a Roma para acompanhar o…
O ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Governo da Paraíba pelo PL, Marcelo Queiroga, afirmou…
As agendas políticas do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), pelo interior do estado…
Em entrevista nesse final de semana, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), comemorou…