MPPB recomenda que conselheiros de mais 5 cidades não façam propaganda política dentro do Conselho Tutelar

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) expediu mais uma recomendação a conselheiros tutelares sobre condutas vedadas nas eleições 2024. Desta vez, o promotor de Justiça de Picuí, Arthur Magnus Dantas de Araújo, recomendou aos conselheiros dos municípios de Picuí, Nova Palmeira, Baraúna, Pedra Lavrada e Frei Martinho que não realizem propaganda política nas dependências do Conselho Tutelar, nem se utilizem indevidamente da estrutura do órgão para realização de atividade político-partidária.

A recomendação integra o Procedimento Administrativo 058.2024.000442, instaurado para apurar e prevenir o uso do Conselho Tutelar para propaganda político-partidária durante o pleito municipal. A atuação ministerial foi sugerida pelo Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa da criança e do adolescente e visa garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Lei Federal 9.504/97 (sobre normas eleitorais) e da Resolução 231 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Além dos conselhos tutelares e dos conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos cinco municípios, a recomendação ministerial sobre a matéria também foi expedida até o momento a conselheiros tutelares de, pelo menos, 28 municípios abrangidos pelas promotorias de Justiça de Itaporanga, Guarabira e Sousa.

Vedações

Conforme explicou o promotor de Justiça de Picuí que atua na defesa da criança e do adolescente, o artigo 41, parágrafo único, inciso III da Resolução do Conanda veda ao conselheiro tutelar utilizar-se do órgão de proteção à infância e à adolescência para o exercício de propaganda e atividade político-partidária.

Já a Lei Federal 9.504/97 proíbe as condutas que possam afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, estando entre elas o uso de materiais ou serviços custeados pelos governos ou Casas Legislativas, que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e normas dos órgãos que integram, assim como “fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público”.

O promotor de Justiça destacou que por ser um órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente e a porta de entrada da rede de proteção do público infantojuvenil, o Conselho Tutelar não deve ser utilizado indevidamente para propaganda político-partidária e o desempenho de suas funções deve estar livre de desvirtuações ou influências indevidas, conforme previsto na legislação. “O exercício descomedido da manifestação político-partidária por membro do Conselho Tutelar, embora não seja vedado, pode implicar em condutas outras passíveis de punição”, alertou.

Outras medidas recomendadas aos conselheiros tutelares:

# que evitem a realização de vídeo, áudio ou qualquer meio fotográfico ou audiovisual com candidatos durante o período eleitoral;

# que evitem, quando participando de passeatas, carreatas ou manifestações correlatas, qualquer anúncio que o identifique como conselheiro tutelar;

# que evitem manifestações de apoio a candidatos em redes sociais com a utilização explícita da palavra “conselheiro tutelar”, de forma a não deixar dúvida de se tratar de manifestação pessoal, desconectada do cargo.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alertas de baixa umidade para mais de 100 cidades na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (22), dois alertas de…

22 de setembro de 2024

Habeas corpus da vereadora Raissa Lacerda será analisado pelo TRE-PB na próxima semana

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) agendou para a próxima semana a análise do…

22 de setembro de 2024

Já está valendo: Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante

Desde ontem, sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não podem…

22 de setembro de 2024

Foragido da justiça por tráfico de drogas é capturado em bar na Paraíba

Policiais do 9º Batalhão localizaram, na noite deste sábado (21), em um bar na cidade…

22 de setembro de 2024

Decretos de Lula beneficiam três comunidades quilombolas na Paraíba com titulação de terras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, neste fim de semana, decretos de interesse…

22 de setembro de 2024

Estado da Paraíba tem duas cidades entre as 92 do país com receita acima de R$ 1 bilhão, revela levantamento do IBGE

O mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Maricá,…

22 de setembro de 2024