Os prazos finais para as mudanças de partido, as chamadas janelas partidárias, para os candidatos as eleições deste ano, foram encerrados na última sexta-feira, visto que mesmo com a pandemia do Coronavírus, as eleições estão mantidas para outubro. Os pré-candidatos tiveram que correr contra o tempo para mudar de partido e assim, concorrer às eleições municipais.
As mudanças obedecendo o calendário eleitoral, mexeram no mapa geopolítico da Paraíba. Alguns partidos ficaram mais fortes, e outros perderam forças. É o caso do MDB, que ganhou alguns reforços, e pode se fortalecer ainda mais com a provável filiação do Senador Veneziano Vital do Rêgo, que já recebeu convite para retornar ao partido, e está analisando se permanece ou sai do PSB. Veneziano foi convidado pelo Presidente Nacional do MDB, Deputado Federal Baleia Rossi; e o Líder do partido no Senado Federal, Senador Eduardo Braga,
O PSD também ganhou musculatura política para o pleito que se avizinha, mesmo o deputado estadual e atual secretário de Planejamento e Gestão, Tovar Correia Lima tendo decidido permanecer no PSDB ao invés de migrar para o partido do Romero Rodrigues.
Em compensação, o ex-deputado e prefeitável Bruno Cunha Lima, decidiu se filiar ao PSD. Bruno tinha recebido convites para se filiar no DEM ou no MDB.
No fechamento da janela, o PSDB do ex senador Cássio Cunha Lima perdeu forças. Após muitos anos de militância partidária, o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de João Pessoa Cícero Lucena Filho deixou os quadros do partido, na qual chegou a integrar a sua direção nacional.
Apesar de ter dito, renovadamente, que não pretende disputar as eleições municipais deste ano, e de até mesmo estar defendendo o adiamento do pleito, o fato é que Cicero utilizou o prazo limite estabelecido pela legislação eleitoral e se filiou ao Progressista, legenda comandada na Paraíba pela família Ribeiro.
Cícero Lucena foi renovadamente sondado, nos últimos meses, pelo senador José Maranhão, para se filiar ao MDB.
Já o prefeito afastado do município de Patos, Dinaldinho Wanderley, também anunciou sua saída do PSDB. Dinaldinho informou que se filiará ao MDB, que é comandado pelo senador José Maranhão na Paraíba.
Quem ganhou forças no fechamento da janela partidária foi o PP. O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador João Corujinha, decidiu voltar ao Partido dos Progressistas. A volta ao partido comandado pela Família Ribeiro na Paraíba ocorre após exatos 12 anos.
“Eu era filiado ao PP quando cheguei à Câmara pela primeira vez, para ocupar uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano e poder trabalhar pelo povo de João Pessoa. Assim permaneci até 2008”, destacou o presidente.
Anteriormente, Corujinha estava filiado ao Democracia Cristã (DC), onde ocupava a presidência estadual, mas decidiu voltar ao Progressistas para disputar a reeleição. Ele disse se identificar muito com o núcleo social e político do Progressistas com desenvolvimento de ideias que estão alinhadas à sua trajetória política.
O MDB perdeu o vereador vereador campinense Olímpio Oliveira. Além de Olímpio, o vereador campinense Ivan Batista (PSDB) também informou, que deverá buscar a reeleição pelo PSD.
Entre perdas e ganhos, o senador José Maranhão revelou que várias pessoas já se filiaram ao MDB para integrar a chapa de vereadores em João Pessoa. Ele ainda considerou que em João Pessoa o MDB vai figurar na chapa majoritária com grande possibilidade de sair vitorioso.
– Estamos inovando o sangue novo do MDB de João Pessoa e com amplas possibilidades de vencer as eleições. Estamos primeiro fazendo o trabalho de quadros. O MDB pretende ter candidato próprio na maioria das cidades – disse.
Severino Lopes
PB Agora
Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…
O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…
Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…
Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…