O número de votos não impressiona: foram 1.631 no total, garantindo à funkeira Renata Frisson, a Mulher Melão (PHS), apenas o 438º lugar entre os candidatos ao posto de deputado estadual no Rio de Janeiro. Mas ela diz que o balanço é positivo.
"Estou muito orgulhosa do resultado. A minha campanha foi muito simples, eu não tinha recursos nem patrocínio. A única coisa que gastei foi sola de sapato. Foram poucas inserções na TV, eu não tinha estrutura, mas dei o meu melhor. Essas 1.631 pessoas que saíram de casa para votar acreditaram que eu estava fazendo um trabalho sério" conta a morena de 24 anos, que fez campanha com a ajuda de amigos pelas ruas da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio: – Tirei muita foto, era recebida com carinho nas comunidades, e as crianças me adoravam.
A cantora explica que conseguiu vencer uma certa rejeição que percebeu no início da campanha, e era respeitada também pelos adversários.
"O que mais me emocionava era quando as pessoas me falavam: "Vou confiar em você porque você é nova. A política precisa de sangue novo". Não fiz campanha apelativa, mostrando o corpo. Quis mostrar que a mulher pode ser bonita e inteligente. Foi uma batalha muito grande, mas aprendi muito" diz Melão, cujas propostas eram melhorias na saúde e políticas especiais para os jovens e a terceira idade: "Ainda quero fazer um projeto social, de esportes ou de educação. Quero levar alegria para as pessoas".
Agência O Globo