O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Presidente em exercício do Senado Federal, participou nesta sexta-feira (05) do ato em favor da duplicação da BR 230, entre Campina Grande e o Sertão da Paraíba, realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. Na oportunidade, ele lembrou que esteve nesta semana em audiência, em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para tratar do assunto, e confirmou que irá destinar conjuntamente com a senadora Nilda Gondim (MDB-PB), mais de R$ 10 milhões em emendas para garantir o início da obra.
Segundo Veneziano, o objetivo do ato desta sexta e da sua audiência com o ministro foi o de discutir ações efetivas para garantir o início da duplicação. Ele destacou a importância da obra, considerando estudos técnicos já realizados, fruto da atuação do ex-senador Vital do Rêgo, lembrado por Veneziano no ato como o agente político que iniciou a luta pela duplicação, e que comprovaram a necessidade da obra, a partir do grande fluxo de veículos no trecho, sobretudo os veículos que transportam cargas.
Ele fez questão de ressaltar, “até por dever de justiça”, que Vital Filho, quando senador, alocou recursos para o Estudo de Viabilidade Técnica e garantiu a indicação das emendas para o início da obra no Plano Plurianual – PPA. E que agora, para que esta justa reivindicação dos paraibanos seja retomada, irá confirmar os recursos necessários, junto com a senadora Nilda Gondim.
“Nós iremos compartilhar os recursos necessários. Este é um compromisso firmado com o Ministério da Infraestrutura e com o ministro Tarcísio Freitas. Disso, não poderíamos nos furtar”, afirmou o senador, destacando que vai destinar.
Empecilhos – Na FIEP, o senador disse que existem dois empecilhos para que a obra seja concretizada, sendo um deles junto ao Tribunal de Contas da União – TCU, que Veneziano se comprometeu a tentar destravar. Para isso, já agendou uma audiência para a próxima semana, junto com a senadora Nilda Gondim, com o ministro relator do caso, Augusto Shermam Cavalcanti.
Veneziano lembrou que por esse trecho da BR-230 passam diariamente milhares de veículos, que seguem para várias regiões do Estado, como o Cariri, Sertão, Alto Sertão, Seridó e parte do Curimataú, além de várias partes do país. O alto fluxo de veículos, a frequência de acidentes, muitos com vítimas fatais, e a necessidade de melhorar o escoamento da produção da região para o Brasil inteiro faz dessa uma obra uma prioridade essencial.
Para o presidente da Famup, George Coelho, a continuação da duplicação da BR-230 rumo ao Sertão é fundamental para o desenvolvimento da Paraíba. “É por onde passam, diariamente, milhares de pessoas rumo aos grandes centros, como Campina Grande e João Pessoa, vindas das mais diversas regiões da Paraíba. Por essa BR também passam mercadorias essenciais para abastecimento de municípios do interior, do litoral e de várias partes do país”, afirmou George Coelho.
Lançado pela Câmara de Vereadores de Campina Grande, o movimento tem a participação efetiva de várias entidades e instituições, entre elas, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Sindicato da Indústria da Construção Civil da Paraíba (Sinduscon) e Associação Campinense de Imprensa (ACI).
Assessoria de Imprensa