Na Paraíba, 96 ocorrências relacionadas a urnas eletrônicas já foram registradas

PUBLICIDADE

Após oito horas de pleito eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já registrou 96 ocorrências relacionadas ao processo. Segundo a Corte, até às 16h, mais de 30 urnas precisaram ser substituídas só em João Pessoa.

Ainda segundo informações do TRE-PB, problemas na tela e travamentos foram as principais causas da troca de equipamentos.

João Pessoa é a cidade que lidera, no momento, a quantidade de ocorrência de problema nas urnas, sendo 34, segundo o TRE-PB.

Em Patos e Ingá foram detectados 5 problemas em urnas. Já nas cidades de Bayeux, Campina Grande, Guarabira e Teixeira foram registrados três problemas. Assunção, Diamante, Juripiranga e Massaranduba detectaram dois problemas, em cada cidade. Já em Arara, Areia de Baraúnas, Baraúna, Borborema, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Dona Inês, Juru, Lucena, Mamanguape, Santa Rita, São José de Piranhas e Taperoá tiveram um problema em cada.

A maior parte dos problemas detectados foi de travamento, erros no teclado e no visor. A maior parte foi resolvida com a reinicialização das urnas eletrônicas.

BRASIL

No segundo boletim divulgado hoje (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que em todo o país 1.420 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas após apresentaram algum tipo de mau funcionamento.

A substituição de urnas eletrônicas é um procedimento normal a cada eleição, e a Justiça Eleitoral já prepara previamente milhares de equipamentos que podem ser colocados em operação de imediato.

Como última opção, caso não seja possível substituir a urna eletrônica por outra, é possível que seja adotada a votação manual, com cédulas de papel. Até o momento, isso não foi necessário em nenhuma seção eleitoral do país, informou o TSE.

No total, a Justiça Eleitoral mobilizou mais de 535 mil urnas eletrônicas, das quais 63.185 são de contingência, ou seja, ficam de reserva para serem acionadas em caso de necessidade. As 401 substituídas até o momento representam 0,27% do total.

Neste ano, pela primeira vez, todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso horário, portanto, o horário é adaptado de acordo com o horário local.

 

PB Agora
com Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Reeleita pelo PP, prefeita de Conde avisa que João Azevêdo pode contabilizá-la no time para 2026: “Sou governista”

A prefeita de Conde, Karla Pimentel (PP), em entrevista nesta quinta-feira (25), reafirmou seu compromisso…

24 de outubro de 2024

Reta final: PB Agora divulga sábado, véspera da eleição, pesquisa Datavox de intenção de voto para a prefeitura de João Pessoa

O Portal PB Agora divulgará no próximo sábado (26) nova pesquisa Datavox de intenção de…

24 de outubro de 2024

Queiroga minimiza acusação da PGR e rebate: “Ação será infrutífera e sem fundamento”

O candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga, reagiu de forma enfática ao pedido…

24 de outubro de 2024

PGR recebe pedido de punição a Bolsonaro, Marcelo Queiroga e ex-ministros por ações e omissões durante a pandemia

Nesta quinta-feira (24), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) apresentou representação criminal à Procuradoria-Geral…

24 de outubro de 2024

Cícero Lucena e Marcelo Queiroga divulgam horários e locais de votação; confira

Os dois candidatos ao cargo de prefeito de João Pessoa divulgaram os horários e locais…

24 de outubro de 2024

Pendurou as chuteiras: Renato Martins anuncia fim da vida pública após assumir vaga na CMJP

O vereador Renato Martins (Avante), empossado na última terça-feira (22) na Câmara Municipal de João…

24 de outubro de 2024