O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo Filho, defendeu nesta segunda-feira (24), durante evento em João Pessoa, a ampliação de parcerias com os tribunais de contas estaduais. Em entrevista à rádio CBN Paraíba, o ministro Vital afirmou que essa proximidade com as demais côrtes de contas são fundamentais para reforçar as capacitações e fiscalizações dos gestores municipais.
“O que nós estamos entendendo é que as parcerias são fundamentais. O TCU obviamente tem 80% dos recursos públicos que vem aos municípios. São recursos públicos federais, então a obrigação é nossa do TCU. Porém, nós podemos fazer, como estamos fazendo agora em determinados programas, parcerias com os tribunais de contas. É buscar um apoio do tribunal de contas, que pode efetivamente nos ajudar muito na fiscalização enorme daqueles municípios”, pontuou.
O presidente do TCU destacou a importância da formação dos gestores e o lançamento do selo de “Gestor Capacitado”. “Na nossa universidade, que é o Instituto Serzedello Corrêa, nós capacitamos permanentemente os gestores públicos com cursos online. E lançamos hoje aqui, o selo do Gestor Capacitado, trazendo os gestores para fazer esse curso e oferecendo a eles a condição de estar capacitado para a administração, o exercício da administração pública”, acrescentou.
A agenda do presidente do ministro Vital do Rêgo Filho na Paraíba foi marcada pela participação no evento “Diálogo Público Paraíba”. A atividade foi realizada no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), no programa que é promovido para ouvir demandas, trocar experiências e buscar soluções para os desafios da administração pública.
PB Agora