Nacional do PT retira pré-candidatura de Jefferson Kita em Bayeux e causa mal-estar com filiados

PUBLICIDADE

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, nesta quinta-feira (1°), retirar a pré-candidatura de Jefferson Kita para a Prefeitura de Bayeux. Em resposta, o Diretório Municipal do PT emitiu uma nota lamentando a decisão e criticando a intervenção.

Segundo a nota, a Nacional do PT esperava indicar um nome do partido para a vaga de vice na chapa de Tacyana Leitão (PSB), mas a retirada da candidatura foi vista como um “tiro no pé”. O Diretório Municipal declarou que não apoiará nenhuma candidatura majoritária em Bayeux, destacando que a decisão foi baseada na resolução da Federação Brasil da Esperança (FEBRASIL).

A direção municipal do PT destacou os esforços para resgatar o protagonismo do partido na cidade, incluindo a filiação de uma vereadora e a construção de uma chapa competitiva. Lamentaram que a intervenção nacional resultou na falta de uma representação do PT na eleição municipal, deixando Bayeux sem uma opção de esquerda.

A nota também critica os dois principais projetos políticos restantes na eleição: uma família com histórico de ações judiciais e inelegibilidades, e a atual gestão municipal, considerada uma das piores da história da cidade, com problemas na saúde, educação e salários dos servidores públicos.

Confira a nota completa:

A Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores da cidade de Bayeux, reunida nesta data, sobre a decisão da retirada da candidatura própria do PT pela coordenação nacional da Federação Brasil da Esperança – FEBRASIL em que o nosso partido é membro integrante, vem por meio desta NOTA esclarecer o seguinte:

1 – A atual direção municipal, em um esforço de unidade política, resgatou o protagonismo do nosso partido na cidade. Filiamos uma companheira vereadora ao PT, montamos uma chapa proporcional competitiva para as eleições deste ano, construímos uma candidatura a prefeito viável, que unificou o nosso partido e que apresentava-se como uma alternativa de 3ª via vinculada ao projeto nacional do PT, os legados de nossos governos Lula e Dilma e que vinha pontuando e crescendo em todas as pesquisas de opinião no município;

2 – Por acreditarem que poderiam indicar o candidato a Vice-Prefeito da candidatura da atual gestão, partidos integrantes da nossa Federação construíram nacionalmente a retirada da candidatura legítima do PT. O resultado final de tudo foi que os partidos de esquerda e a Federação Brasil da Esperança ficaram sem participação tanto na chapa majoritária quanto com uma candidatura para representar o nosso projeto na cidade. Uma operação que foi um verdadeiro tiro no pé;

3 – Lamentamos profundamente a retirada da candidatura do PT pela Direção Nacional da FEBRASIL, deixando a população sem uma opção de esquerda e uma alternativa que represente o governo do Presidente Lula, nossa história e as políticas públicas que mudaram a vida do povo brasileiro nos governos liderados pelo PT no Brasil;

4 – Restaram nas eleições municipais para o povo de Bayeux, praticamente dois projetos políticos, simbolizados de um lado por uma família que já governou a cidade e hoje responde por inúmeras ações administrativas, processos judiciais na justiça comum e inelegibilidades pela lei da Ficha Limpa. E do outro lado, uma candidatura da atual gestão municipal que ficará marcada como uma das piores gestões da história de Bayeux. A atual administração loteou o governo municipal entre figuras políticas da cidade e de fora do município, trouxe o caos administrativo para a saúde sem qualquer tipo de serviço que priorize a atenção básica, além do descaso e da falta de infraestrutura na rede de educação municipal, e também o total desprezo às reivindicações salariais dos servidores públicos que estiveram em greve no começo do ano de 2024 por mais de 30 dias;

5 – Desta forma, por decisão política e baseado nos termos finais da própria resolução da FEBRASIL que decidiu pela intervenção na candidatura do PT em nossa cidade, a Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores no município de Bayeux afirma que NÃO APOIARÁ NENHUMA CANDIDATURA MAJORITÁRIA QUE HOJE SE APRESENTA NA DISPUTA DO PLEITO MUNICIPAL DE 2024 NO MUNICÍPIO. Nossos filiados, dirigentes e pré-candidatos e pré-candidatas a vereador e vereadora continuarão firmes na luta na defesa do governo Lula, na luta dos trabalhadores e trabalhadoras e denunciando os desmandos administrativos e de governo da atual gestão da cidade. O PT é e continuará sendo oposição ao atual governo municipal!

6 – Seguiremos firmes na luta e prontos para a construção do nosso futuro com os movimentos sociais, as causas populares e as reivindicações históricas do povo de Bayeux.

Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!

Bayeux, 31 de Julho de 2024.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Batalhão de Polícia Ambiental desarticula cativeiro ilegal e resgata aves silvestres na PB

Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) realizaram uma operação neste sábado (21), na cidade…

21 de setembro de 2024

Assessoria de Cícero Lucena denuncia campanha coordenada de ataques digitais contra o prefeito e Leo Bezerra

A assessoria do prefeito Cícero Lucena denunciou neste sábado (21), que dezenas de perfis falsos…

21 de setembro de 2024

Secretaria estadual de Educação desmente boatos sobre desligamento de terceirizados

A Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE-PB) emitiu uma nota oficial neste sábado (21)…

21 de setembro de 2024

Aprovação da gestão do prefeito César Marques em Aroeiras chega a 83%, aponta PB Agora/Datavox

Chega a 83% o índice de aprovação da administração do atual prefeito e candidato à…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox: números da espontânea também confirmam vantagem de César Marques em Aroeiras

Os resultados da pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta liderança de César Marques com mais de 4 vezes do total do 2º colocado em Aroeiras

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora e…

21 de setembro de 2024