NEM 15, NEM 40: mesmo com os altos investimentos em propaganda, mais da metade do eleitorado da PB ainda não sabe o número de Maranhão e Ricardo
Empresas contratadas por políticos da PB ficam aquém das perspectivas e não conseguem ‘gravar’ números dos candidatos na cabeça do eleitor
Mesmo com tantos investimentos no marketing da campanha por parte dos dois principais candidatos ao Governo do Estado da Paraíba, o retorno para nenhum dos postulantes está próximo do esperado. Na recente pesquisa divulgada pelo Jornal O Norte, o Instituto quis saber se o eleitor lembrava o número do seu candidato ao Governo Estado. A resposta foi desanimadora. Apesar do investimento de ambos, apenas uma minoria soube responder a quem pertencia o “15”, do candidato José Maranhão e o “40” do candidato Ricardo Coutinho.
Vale salientar que os dois principais candidatos optaram por contratar empresas de publicidade renomadas e conhecidas nacionalmente, a exemplo do ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). A campanha do socialista é coordenada pelo conhecido publicitário Duda Mendonça. Segundo dados divulgados recentemente, Mendonça cobra pouco mais de R$ 10 milhões por uma campanha eleitoral.
Já o candidato José Maranhão optou pela empresa baiana Propeg, hoje comandada por um ex-sócio de Duda Mendonça. Trata-se atualmente de uma das corporações publicitárias que mais cresce no país, conseguindo cotas bastante expressivas.
Confira os números
Qual o número de seu candidato a governador?
15 – 27% (mesmo com o investimento no marketing e na propaganda, apenas 27% lembrou que o número 15 é do candidato José Maranhão)
40 – 19% (segundo colocado nas pesquisas, o candidato do PSB, Ricardo Coutinho, teve o número lembrado apenas por 19% dos entrevistados; 81% não sabe o número do socialista)
45 – 1% (no que diz respeito ao PSDB, apenas 1% soube identificar a sigla).
13 0% (o número 13, do PT, não houve quem optasse)
19 0% (o número 19, do PTN, não houve quem optasse)
50 0% (o número 50, do Psol, não houve quem optasse)
Não responderam – 3%
Não sabem – 49%
Total 100%
Se os valores forem traduzidos para a formula matemática e tidos como gasto* e investimento*, o resultado será conhecido apenas em 03 de outubro, onde saberemos quem gastou, e quem investiu na campanha para o Governo do Estado.
*Gastos – são todos os sacrifícios para aquisição de um bem ou serviço, com pagamento no ato (desembolso) ou no futuro (dívida).
* Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação.
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