A Paraíba o tempo todo  |

Nesta 5ª: Movimento realiza “velório da intervenção” para marcar o fim da gestão de Valdiney Gouveia na reitoria da UFPB

Nesta quinta-feira (17), o movimento autônomo Ocupa UFPB promove o “velório da intervenção” para simbolizar o fim da gestão de Valdiney Gouveia e Liana Filgueira na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A manifestação, que começa às 15h, terá um cortejo que sairá da Reitoria em direção ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O movimento relembra que, em 4 de novembro de 2020, Valdiney Gouveia foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro como reitor, apesar de não ter obtido votos nos Conselhos Superiores da Universidade e ter ficado em último lugar na consulta à comunidade acadêmica. Segundo o Ocupa UFPB, a gestão de Gouveia foi marcada por uma agenda considerada reacionária, e o movimento denuncia a violação da autonomia universitária, a perseguição a docentes e estudantes, o sucateamento da assistência estudantil, e a criação de uma guarda universitária descrita como autoritária.

O movimento também destaca que, ao longo dos últimos quatro anos, resistiu à gestão de Gouveia por meio de manifestações, ocupações e a reativação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de outras representações nos conselhos universitários. Com a nomeação recente da professora Terezinha Domiciano, marcada para assumir em 12 de novembro, o movimento vê o momento como o fim do que chamam de “gestão fascista”.

O ato ocorre apenas três dias após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomear oficialmente a professora Terezinha como nova reitora, marcando uma nova fase para a UFPB.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe