Categorias: Política

Nilda Gondim prepara livro com prestação de contas do seu mandato na Câmara

PUBLICIDADE

 A deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) está concluindo o seu primeiro mandato parlamentar com a satisfação de ter representado muito bem a mulher paraibana no cenário político nacional e de ter se destacado entre os parlamentares mais atuantes da 54ª legislatura na Câmara dos Deputados. Um pouco da história da sua atuação enquanto única integrante feminina da bancada federal da Paraíba está impressa em livro que será apresentado aos paraibanos até o final deste mês de janeiro.

Na edição, Nilda Gondim presta contas de um mandato marcado por um grande leque de realizações que a colocaram entre os parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional durante a Legislatura 2011/2014. Nas eleições de 2014, Nilda Gondim decidiu, de forma espontânea, solidária e afetiva, por não se candidatar à reeleição para a Câmara dos Deputados para permitir ao seu filho Veneziano Vital do Rêgo a oportunidade de colocar seu nome e o seu trabalho para avaliação e julgamento da sociedade paraibana que o elegeu deputado federal com 177.680 votos, o equivalente a 9,17% dos votos válidos.
Neste início de 2015 Nilda deixa a Câmara dos Deputados e passa a integrar os quadros da cúpula do PMDB paraibano na condição de primeira suplente do senador eleito José Maranhão e também de Secretária Executiva de Representação Institucional do Governo do Estado. Para suas novas missões, ela leva na bagagem muita experiência, vocação política, competência intelectual e profissional e muita determinação no sentido de continuar trabalhando para ajudar na construção de uma sociedade cada vez mais justa, tanto em nível de Paraíba quanto do País.

De seu mandato como deputada Federal, Nilda Gondim deixa um saldo de 35 projetos de lei relevantes, 33 dos quais tramitando na Câmara; um incluído na proposta do novo Código de Processo Civil (o PL nº 1.199/2011, que possibilita a escolha do foro mais favorável ao idoso nas ações judiciais de seu interesse), e um (o PL nº 659/2011) transformado na Lei Federal nº 12.955/2014 (sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, e publicada na edição de 07 de fevereiro de 2014 do Diário Oficial da União) que estabelece prioridade de tramitação para os processos de adoção de crianças ou adolescentes com deficiência ou doenças crônicas.

Também de iniciativa de Nilda Gondim, merece destaque a proposta apresentada em 2013 ao Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, que permitiu a inclusão, no programa, dos médicos aposentados. Como argumento para garantir a conquista, Nilda afirmou que “os médicos aposentados têm vigor físico e mental para colocar à disposição da saúde dos brasileiros o seu trabalho, os seus conhecimentos e a sua experiência e competência”.

Na Câmara Federal, Nilda Gondim conduziu o seu mandato com ética, determinação, trabalho e compromisso em corresponder às expectativas dos paraibanos, participando de mais de vinte Comissões, entre Permanentes e Especiais, dentre as quais a Subcomissão Especial que tratou da Violência contra a Mulher, com indicadores elevados nos Estados da Região Norte. Suas ações foram direcionadas especialmente à defesa dos idosos, dos aposentados, das pessoas com deficiência e das mulheres, buscando mais conquistas a avançando nos seus inalienáveis direitos, que, apesar de todos os esforços e avanços, continuam sendo desrespeitados e discriminados ainda nos dias de hoje.

Como deputada federal, Nilda Gondim foi escolhida para compor delegações brasileiras que representaram o Brasil em duas Missões Internacionais, a primeira em 27 de novembro de 2013, no Fórum Global da Cúpula Anual das Mulheres no Parlamento (Women in Parlaments Global Fórum), realizado em Bruxelas, capital da Bélgica, e a segunda no período de 07 a 11 de abril de 2014, desta vez na 47ª Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (CPD/ONU), realizada em Nova Iorque/EUA com a finalidade de buscar soluções para problemas relacionados à pobreza, ao racismo, ao desrespeito aos direitos das mulheres, de gênero e reprodutivos, e a outras mazelas que atingem as populações de todo o mundo.

Utilizando-se do direito parlamentar de buscar verbas federais para o seu Estado, Nilda Gondim apresentou emendas ao Orçamento da União beneficiando 63 municípios paraibanos com recursos para investimentos em ações estruturantes no setor agrícola, na educação e na saúde, colaborando também com entidades filantrópicas e instituições da sociedade civil que atuam em defesa das camadas mais carentes da sociedade.

Essas e outras ações estão destacadas no livro que a deputada federal Nilda Gondim preparou para prestar contas à Paraíba do seu mandato, e também para agradecer aos paraibanos pela confiança que depositaram e continuam depositando no seu trabalho.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025