A Paraíba o tempo todo  |

Nilvan, João e Pedro lideram número de seguidores no Instagram entre os candidatos ao Governo da Paraíba

O uso da tecnologia como ferramenta indispensável para o sucesso da campanha eleitoral. Faltando praticamente 15 dias para o primeiro turno das eleições deste ano, os principais candidatos ao Governo da Paraíba apostam no potencial das redes sociais para tornarem mais conhecidos seus programas de governo e atraírem principalmente o público jovem.

Mesmo investindo nas campanhas de rua com a realização de caminhadas, caravanas e comícios, além do espaço no Rádio e TV, no horário gratuito da Justiça Eleitoral, os postulantes ao Palácio da Redenção, não abrem mão de explorar o mundo digital.

A conquista por seguidores nas redes sociais, nem sempre reflete o desempenho das pesquisas eleitorais. No entanto, a internet é uma ferramenta importante que pode impulsionar as candidaturas e mostrar força e popularidade dos concorrentes.

Nesta disputa por seguidores no Instagram, o candidato do PL Nilvan Ferreira leva vantagem. Na onda da “bolha” bolsonarista no estado, o comunicador tem quase meio milhão de seguidores. O fenômeno de Nilvan nas redes sociais pode ser explicado devido ao uso excessivo que ele faz da Internet há anos, como instrumento de trabalho. Ao todo, Nilvan tem 449 mil seguidores. Ele tem 5.787 publicações.

O candidato à reeleição João Azevedo (PSB), é o segundo lugar no número de seguidores no Instagram. O socialista que nos últimos meses cresceu no território virtual, tem 187 mil seguidores. Nos últimos dias com as proximidades das eleições, João tem usado mais as redes sociais. Hoje ele conta com 2.424 publicações.

Deputado federal por dois mandatos, sendo inclusive, o deputado mais votado na primeira eleição, Pedro Cunha Lima do PSDB tem 121 mil seguidores. O número supera a sua votação na reeleição. Pedro tem mais de duas mil publicações.

Já o senador e candidato ao governo pelo MDB, Veneziano Vital do Rêgo, aparece em 4º lugar com 77,5 mil seguidores. Ex-prefeito e ex-deputado federal, Veneziano cresceu no número de seguidores nesta eleição e tem usado o espaço para divulgar intensamente as propostas de governo e atividades de campanha. O emedebista tem atualmente 3.774 publicações.

Conhecido como o homem da PEC 300, o ex-deputado Major Fábio do PRTB, tem 5.526 seguidores nas redes sociais. Os demais concorrentes ao Palácio da Redenção, tem desempenho tímido no Instagram. Antônio Nascimento (PSTU), tem 1.645 seguidores, Adriano Trajano (PCO), 275 e Adjany Simplicio (PSOL), tem 4.712 seguidores.

A internet, no entanto, não é um território sem lei. O uso das redes sociais precisa obedecer regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE),

As regras para eleitores e candidatos não terem problemas em suas redes sociais e páginas na internet estão na resolução 23.671/2021 do TSE que trata da propaganda eleitoral, horário eleitoral gratuito e condutas ilícitas na campanha. Divulgar apoio está liberado, mas sem pagar para impulsionar publicações, o que só pode ser feito por candidatos, partidos políticos e coligações ou federações, com a devida identificação.

Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, define regras para candidatos fazerem propaganda eleitoral nas redes sociais. As determinações são as mesmas para páginas ou blogs na internet: os candidatos, partidos políticos e coligações ou federações devem informar seus endereços à Justiça Eleitoral.

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe