O deputado federal paraibano Cabo Gilberto (PL) causou polêmica ao usar a Tribuna da Câmara dos Deputados para defender a Ditadura Militar e afirmar que a data de 31 de março de 1964, que marca o início do regime autoritário no Brasil, foi um ato heroico das Forças Armadas para salvar o país do comunismo.
A declaração do deputado veio em resposta ao Comandante do Exército, general Tomás Paiva, que afirmou que punirá militares que comemorarem a data. Para Cabo Gilberto, essa é uma falta de respeito com a história do país e com a instituição militar.
“O Comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou que punirá militares que comemorarem o 31 de março de 1964, data em que os militares livraram o Brasil do comunismo. Temos um comandante que desrespeita as Forças Armadas, os brasileiros e a história do nosso Brasil, afinal, essa data tão importante foi um clamor do povo ao Exército para que impedissem que comunistas tomassem o poder e fizessem do nosso país uma nova Cuba”, disse o deputado em suas redes sociais.
No entanto, a defesa da Ditadura Militar e da violência como forma de resolver os problemas políticos do país é uma posição controversa e amplamente criticada por diversos setores da sociedade e da política.
Para muitos, a Ditadura Militar representou um período de graves violações dos direitos humanos e de repressão aos movimentos sociais, além de ter deixado sequelas profundas na sociedade brasileira. A defesa dessa época da história do país, portanto, é vista como um retrocesso e uma ameaça à democracia.
VEJA:
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…