Por meio da sua assessoria de comunicação, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), comunicou que vai viajar, nesta quinta-feira (18), para Paris, na França, onde assina convênio com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O acordo vai viabilizar a liberação de 55,4 milhões de euros (R$ 329,4 milhões) para investimentos na capital paraibana. Com a ausência do gestor e o impedimento eleitoral do vice-prefeito, Léo Bezerra (PSB), e do presidente da Câmara, Dinho Dowsley (PSD), o cargo será assumido pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Nominando Diniz.
Segundo o comunicado o afastamento do prefeito foi informado à Câmara de João Pessoa nesta terça-feira (16). Ele deve permanecer na Europa até a semana que vem, com retorno previsto para o dia 25 ou o dia 26. O convênio foi alinhavado ainda no ano passado, após a participação do gestor na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes.
Os recursos vão viabilizar projetos de mobilidade na capital paraibana, como a construção dos corredores Dois de Fevereiro e Epitácio Pessoa, junto aos Terminais de Integração. Essas ações fazem parte do Projeto de Melhoria da Mobilidade e Acessibilidade da região central e inclui o Projeto de Recuperação e Urbanização de 7,5 km do Rio Jaguaribe, por meio do Programa João Pessoa Sustentável.
A definição do presidente do Tribunal de Contas como sucessor ocorreu após operação que envolveu alterações legislativas na Câmara de João Pessoa e na Assembleia Legislativa. A regra supriu uma lacuna em relação à posse na capital em caso de impedimento do vice e do presidente do Legislativo Municipal. Caso Dinho ou Léo assumissem o cargo, eles ficariam inelegíveis para o pleito deste ano.
Redação com Blog de Suetoni Souto Maior
A proibição do uso de celulares nas escolas, tema de um projeto de lei apoiado…
Uma mulher foi encontrada morta dentro de uma residência no bairro de Mangabeira, em João…
Na Paraíba, foram registrados 658 casos de desaparecimento em 2024, até setembro, um aumento de…
A partir desta segunda-feira (11), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 691…
A Câmara Municipal de Campina Grande não conseguiu realizar sua sessão ordinária essa semana devido…
Na manhã deste domingo (10), durante o evento de ciclismo “Gran Fondo Brasil” realizado em…