Categorias: Política

Novo arcebispo da Paraíba Dom Manoel Delson anuncia cruzada contra a pedofilia como missão

PUBLICIDADE

Durante entrevista coletiva ocorrida ontem, antes da missa de despedida de Dom Manoel Delson como administrador diocesano de Campina Grande, ele falou que uma de suas missões como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese da Paraíba, função que ocupará a partir de amanhã, será fazer um trabalho de combate à pedofilia, orientando os párocos e garantindo um contínuo acompanhamento psicológico com aqueles que apresentam problemas no campo afetivo.

“A missão do arcebispo é fazer um trabalho preventivo de conscientizar o padre da sua missão e da sua dignidade. Somos chamados a comunicar esperança. Isso é uma fraqueza humana muito grande, que não faz parte do projeto da igreja. Temos que trabalhar muito na formação dos nossos padres e no acompanhamento psicológico daqueles que possam ter dificuldade no campo afetivo. Pois é um problema humano do nosso tempo, que atinge sacerdotes como atinge outras pessoas da sociedade. Temos que acompanhar e tratar esses casos com a seriedade que o problema exige”, explicou Dom Delson.

Sobre seus primeiros atos administrativos como arcebispo, o franciscano falou que ele terá um ano para conhecer a realidade do Estado, ouvir o clero e movimentos pastorais para então formar um caminho de evangelização. “Primeiro devo tomar pé das coisas, ver in loco a realidade, ouvir todos os envolvidos na arquidiocese para formar um caminho. A arquidiocese na Paraíba já tem uma história bonita, com seus problemas, mas com fé. Creio que eu deva entrar nesse espírito positivo e motivar o potencial evangelizador da arquidiocese”, disse.

Em relação à política e movimentos sindicais, Dom Delson enfatizou que não possui nenhuma filiação política, mas que irá dialogar com todos os segmentos da sociedade no intuito de construir o bem comum. “Vou me unir e dialogar com todas as forças e segmentos da sociedade. Quem quiser trabalhar pelo bem comum da sociedade, terá o meu apoio”.

De acordo com a programação oficial divulgada pela igreja, hoje, às 17h, Dom Delson participa do evento de acolhida ao novo arcebispo na Praça Dom Adauto, Centro da Capital. No local, haverá participação de diversas autoridades, como o governador do Estado e o prefeito de João Pessoa. Em seguida, acontecem apresentações culturais.


Programação detalhada da posse de Dom Delson:


Sexta-feira, dia 19 de maio, às 14h:

O Arcebispo nomeado da Paraíba, Dom Delson, sairá em comitiva da cidade de Campina Grande, onde foi Bispo, e vai ser recebido na cidade de Riachão do Bacamarte. Por que Riachão? Porque, saindo de Campina Grande, em direção a João Pessoa, Riachão é a primeira cidade que faz parte do território da Arquidiocese da Paraíba. Ou seja, apesar de estar muito perto de Campina Grande, Riachão faz parte da jurisdição da Arquidiocese da Paraíba, e não da Diocese de Campina. Em Riachão, ele vai ser recebido por moradores, autoridades locais e pelo Pe. Dorgival, que é o coordenador da Região Pastoral Agreste da Arquidiocese da Paraíba (A Paróquia de Riachão faz parte dessa Região). Após breves discursos, Dom Delson vai ser recepcionado na Igreja Matriz pelo Pe. Severino. O Arcebispo eleito vai abençoar a todos. Logo após, Dom Delson segue viagem para Joao Pessoa.

Sexta-feira, dia 19 de maio, às 17h:

Dom Delson participa do evento de acolhida na Praça Dom Adauto, no Centro de João Pessoa. Em praça pública, haverá breves discursos de autoridades, como o governador do Estado, Ricardo Coutinho, e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Também haverá apresentações culturais. Observação: se chover, o evento será realizado na igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na mesma praça.


Sábado, dia 20 de maio, às 9h:

Na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, vai ser realizada a Posse Canônica de Dom Delson como o 7º Arcebispo Metropolitano da Paraíba. A posse vai ser dada pelo Núncio Apostólico no Brasil (representante do Papa), Dom Giovanni d’Aniello. É nesta Celebração que Dom Delson deixa de ser o Arcebispo nomeado/eleito para ser, oficialmente, agora empossado, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

 

Pedimos a compreensão e colaboração de todos para melhor uso deste espaço. Um contribuindo com o outro para melhor trabalho de todos. Fora este lugar, não será permita a presença da imprensa em nenhum outro canto perto do altar na Catedral. Mais uma vez pedimos a compreensão de todos para estas restrições, que são necessárias para que tudo ocorra bem na Celebração. Pedimos que as equipes já levem baterias e extensões elétricas, além de mídias e demais equipamentos necessários para o trabalho de cada um, para o espaço reservado, para evitar um entra-e-sai que possa atrapalhar a celebração.

 

No fim da Celebração de Posse, que deve durar de 2 horas a 2 horas e meia, Dom Delson, no presbitério, vai atender toda à imprensa, dando, então, as primeiras entrevistas como Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

 

Sábado, dia 20 de maio, às 16h30:

Um grande evento está sendo preparado pela Arquidiocese da Paraíba para que todo o Povo de Deus possa acolher ao novo Arcebispo. Será com uma Missa no Ginásio de Esportes o Ronaldão, no bairro do Cristo, em João Pessoa. Católicos de todas as quase 100 (cem) Paróquias da Arquidiocese da Paraíba vão estar presentes, além de participantes de Associações, Movimentos, Pastorais e Serviços da Arquidiocese da Paraíba. Forme o s


 

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024

João tacha de ‘factóides da oposição’ os argumentos que visavam forçar convocação de tropas federais para eleições em JP

O governador João Azevêdo (PSB) classificou como "factoides" os argumentos usados por candidatos da oposição…

16 de setembro de 2024

Cabo Gilberto desafia decisão judicial e afirma que PL não seguirá na coligação com Nilvan em Stª Rita

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) declarou, nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa Arapuan…

16 de setembro de 2024