A Paraíba o tempo todo  |

Novos deputados da PB e senador eleito tomam posse nesta terça-feira na ALPB e no Congresso Nacional

Dia de posses. Os 36 deputados estaduais eleitos pela população paraibana, os 12 deputados federais e o senador Efraim Filho, tomam posse oficialmente nesta quarta-feira (1º),. Os deputados estaduais tomam posse às 9h, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O evento vai ser realizado no plenário José Mariz, na sede do Poder Legislativo, em João Pessoa.

Na nova composição do Poder Legislativo da Paraíba, formada após as eleições de 2022, apenas seis mulheres foram eleitas, o que representa 16% de toda a bancada. O número é o mesmo da composição anterior.. O partido com mais representantes eleitos pelo povo foi o Republicanos. A média de idade dos deputados e deputadas é de 49 anos.

Em comparação com as Eleições de 2018, 22 candidatos foram reeleitos e 14 novos foram eleitos. Isso representa uma renovação de quase 39% na ALPB. Dos 14 novos parlamentares, 11 nunca foram deputados estaduais e três estão retornando à casa.

Além disso, 23 candidatos se declararam brancos, o que representa 63,8% do número total, apenas Tião Gomes (PSB) e Cida Ramos se autodeclararam pretos. O restante se declarou da etnia parda.
Dentre os ex-prefeitos novatos, o mais votado foi o ex-prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho (PSDB), que obteve 48.259 nas urnas.

Também foram eleitos os ex-prefeitos de Boqueirão e de São José de Piranhas, respectivamente, João Paulo (PP) e Chico Mendes (PSB). Além deles, seguem a lista, Dr. Romualdo (MDB), que é ex-prefeito de Congo; Dr. Eduardo Brito (SD), ex-gestor de Mamanguape; e Gilbertinho (União), ex-prefeito de Lagoa.

Além dos novatos, três ex-deputados que também são ex-prefeitos municipais conseguiram retornar à Assembleia Legislativa. Um deles é o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT).

Dentre os 36 deputados eleitos, apenas um não vai tomar posse nesta quarta-feira. É o caso de Márcio Roberto, do Republicanos, que teve seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)..

Deputados federais – Os 12 deputados federais eleitos no dia 2 de outubro de 2022 para representar a Paraíba na Câmera Federal pelos próximos quatro anos assumem os cargos nesta quarta-feira (1º).
Todos os eleitos são homens, a maioria é branco e apresentam uma idade média de 53 anos. Além disso, a composição é feita, principalmente, por partidos de direita. O Republicanos foi o partido que mais elegeu representantes, com 3 candidatos eleitos.

Dos 12 deputados que assumem nesta quarta-feira (1º), 7 candidatos foram reeleitos e 5 novos foram eleitos. Três nunca exerceram e dois estão retornando ao cargo.

Entre os eleitos, a maioria faz parte de partidos com pautas mais conservadoras. Apenas dois candidatos, Gervasio Maia (PSB) e Luiz Couto (PT), compõem partidos com discussões progressistas e alinhadas à esquerda.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe